Animais de Fazenda

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    "Animais de fazenda de brinquedo podem despertar o interesse das crianças que vivem na cidade pela vida rural, além de reforçar, por meio do jogo simbólico, experiências familiares às que convivem com esses animais no dia a dia. Seu uso permite trabalhar diferentes objetivos pedagógicos, como o desenvolvimento da fala em bebês e crianças pequenas — ao estimular a emissão de sons ou apoiar exercícios fonoaudiológicos —, além da percepção visual, da discriminação das formas e do manuseio de objetos com características distintas. Para as crianças maiores, é possível explorar conceitos relacionados às espécies, suas características, hábitos e locais onde vivem. Os animais de fazenda também podem ser inseridos em propostas de Alfabetização Ecológica, promovendo o respeito à natureza ao associá-los a elementos da rotina, como a origem de certos alimentos, favorecendo a compreensão dos ciclos naturais e das relações entre seres vivos. "
  • infoCódigo BNCC
    (EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças. (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea) fotos, desenhos e outras formas de expressão.

    (EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, pêlos, escamas, bico, garras, antenas, patas, etc.).

    (EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (o que comem, como se reproduzem, como se deslocam, etc.) dos animais mais comuns no ambiente próximo.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho do Faz de Conta
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    Permita que a imaginação das crianças seja estimulada oferecendo-lhes diversas espécies de animais em formato de miniatura. Incentive-as a brincar de fazendinha, associar os sons, habitats, as características e as atividades executadas por cada animal.

  • starCuriosidades

    Com design simples e figuras fáceis de segurar e manusear é perfeito para o(a)s pequeno(a)s exploradore(a)s levarem em suas aventuras: como atividade de equilíbrio e organização de cada peça no estímulo da coordenação motora; como molde para desenhos, colocando a peça sobre a folha de papel e traçando o seu contorno e, assim, passível de pinturas os desenhos com tintas atóxicas, personalizando os animais. Sem dúvida que a imaginação será; aguçada para brincadeiras de faz de conta. Além de possuir vários itens diversos para as crianças aprenderem a respeito dos animais: aproveite este material para diferenciar seres vertebrados dos invertebrados, suas classificações, cores, estilos, reinos, etc.

    Ao brincar com as miniaturas de animais, as crianças têm a oportunidade de criar histórias e narrativas imaginativas, desenvolvendo habilidades de linguagem e comunicação. Elas podem praticar a expressão verbal, melhorar a capacidade de contar histórias e adquirir vocabulário relacionado aos animais, além de aprender a ouvir e interagir com os outros durante as brincadeiras.

    Manipular as miniaturas de animais ajuda no desenvolvimento das habilidades motoras finas. As crianças precisam usar seus dedos e mãos para segurar, posicionar e mover as miniaturas, o que fortalece os músculos e a destreza das mãos. Essas habilidades são fundamentais para tarefas como escrever, desenhar e amarrar os sapatos.

    Estimula a criatividade e a imaginação. As crianças podem criar histórias e cenários usando as miniaturas, desenvolvendo habilidades de pensamento divergente e capacidade de resolver problemas de forma criativa. Essa atividade promove a expressão pessoal e incentiva a exploração de diferentes perspectivas e situaçõees.

    Durante as brincadeiras com miniaturas de animais, as crianças têm a oportunidade de aprender sobre os animais e desenvolver empatia. Elas podem se colocar no lugar dos animais, entender suas necessidades e criar narrativas que envolvam cuidado e interação com os outros. Isso promove o desenvolvimento de habilidades sociais, como compartilhar, cooperar e praticar empatia com os colegas de brincadeira.

    Referêcia: https://ludopia.com.br/produto/animais-da-fazenda/ - Consulta em 04/01/2024