Boneca

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica

    Brinquedo voltado para o desenvolvimento afetivo.

    As crianças desenvolvem tolerância, empatia, inteligência emocional e pensamento criativo. Independente do sexo da criança a brincadeira de boneca faz com que essas criem representações de si mesmas, o que as auxilia na compreensão de suas próprias questões. Elas conseguem expressar ansiedade, medos e outras inquietudes, por isso, as bonecas podem ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade de meninos e meninas. desenvolve habilidades motoras e contribui com o desenvolvimento da linguagem

  • infoCódigo BNCC

    (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

    (EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.

    (EI03EO01) Demonstrar empatia pelos outros, percebendo que as pessoas têm diferentes sentimentos, necessidades e maneiras de pensar e agir.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho do Faz de Conta
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    O brinquedo possibilita inúmeras manerias de brincar, como simulações de situações cotidianas, por exemplo, o educador pode sugerir uma historia com as bonecas e deixar que cada criança as represente da forma que escolherem. o importante é acompanhar e até mesmo participar mas não julgar ou influenciar nas representações das crianças. deixar o imaginário ser desenvolvido e acrescentar temas como as diferenças étnicas, sociais e a diversidade.

  • starCuriosidades

    Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens a bordo dos tumbeiros – navio de pequeno porte que realizava o transporte de escravos entre África e Brasil – as mães africanas rasgavam retalhos de suas saias e a partir deles criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, que serviam como amuleto de proteção. As bonecas, símbolo de resistência, ficaram conhecidas como Abayomi, termo que significa ‘Encontro precioso’, em Iorubá, uma das maiores etnias do continente africano cuja população habita parte da Nigéria, Benin, Togo e Costa do Marfim.