Blocos lógicos

-
import_contactsIntencionalidade Pedagógica
Brinquedo voltado para atividades intelectuais.
O objetivo dos Blocos Lógicos é possibilitar a exploração e formação de conceitos matemáticos, como a classificação, bem como permitir a manipulação, a construção, a representação e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático. Este brinquedo permite que o usuário desenvolva relações lógicas, imprescindíveis à formação de conceitos em Matemática. As peças oferecem muitas alternativas de combinações consegue-se estipular uma série de jogos / atividades que promovem desenvolvimento cognitivo, raciocínio lógico, percepção visual, noção de erro/acerto, nomeação, diferenças, entre outros. Os blocos lógicos são muito usados no ensino da matemática, mas também podem ser aplicado em ativiades de linguagem e de artes. Tem como objetivo principal o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático da criança.
-
infoCódigo BNCC
(EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.
(EF01MA09) Organizar e ordenar objetos familiares ou representações por figuras, por meio de atributos, tais como cor, forma e medida.
(EF02MA15) Reconhecer, comparar e nomear figuras planas (círculo, quadrado, retângulo e triângulo), por meio de características comuns, em desenhos apresentados em diferentes disposições ou em sólidos geométricos.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaBebês
-
sports_kabaddiComo Brincar ?O jogo de blocos lógicos tem o objetivo de auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico matemático, mas também pode ser adotado em aprendizados da área de linguagem e arte. Ele é composto por um estojo e 48 peças de madeira divididas em quatro formas diferentes - são 12 quadrados, 12 triângulos, 12 retângulos e 12 círculos. Esse recurso didático pode ser utilizado individualmente ou por um número maior de participantes ao mesmo tempo. Ele pode ser utilizado com o público de várias idades e em uma grande diversidade de atividades e jogos. Os quais, quase sempre, exploram as diferentes característica das peças, forma (triângulo, retângulo, círculo e quadrado), tamanho (grande e pequeno), espessura (grosso e fino) e cores (amarelo, vermelho e azul) vinculando ao desenvolvimento de conhecimentos lógicos matemáticos. Esses diferentes atributos do material possibilitar trabalhar o desenvolvimento dos setes processos mentais básicos da matemática: correspondência, comparação, classificação, sequenciação, seriação, inclusão e conservação. Suas possibilidades de uso são ilimitadas. Por ser um material manipulativo e sensorial, seu uso é muito indicado, permitiando à criança as noções e os conceitos básicos de cor, forma, tamanho, espessura, número e conjunto a partir de uma vivência mais concreta.
-
starCuriosidades
Os blocos lógicos foram criados na década de 1950 por Zoltan Paul Dienes, um matemático húngaro. São 48 peças de madeiras ou plástico com 4 características distintas - cor (azul, amarelo e vermelho); forma (quadrado, retângulo, círculo e triângulo); tamanho (grande e pequeno); espessura (grosso e fino). Esses blocos são auxiliares para o exercício da lógica e do raciocínio abstrato, e ajudam ainda a estimular a análise, o raciocínio e o julgamento. "A utilização dos blocos lógicos em atividades lúdicas aparece fortemente ligada aos trabalhos realizados pelo educador Zoltan Paul Dienes, em pesquisas realizadas por ele com seu grupo de trabalho, em vários lugares do mundo, com a finalidade específica de desenvolver o raciocínio lógico-matemático, segundo a perspectiva de Piaget" (MENDES; SANTOS FILHO; PIRES, 2011, p.13).