Alfabeto em Braille

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica

    Brinquedo voltado para atividades intelectuais e sociais.

    Auxilia no processo de aprendizado do alfabeto em braille, na formação de palavras, na prática da escrita e da leitura das palavras, familiarização da criança com a linguagem e aprimoração da comunicação.

  • infoCódigo BNCC

    (EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.

    (EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

    (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças pequenas (pré-escolar)
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    Afabeto baseado no Sistema Braille, representa um código universal de leitura tátil e de escrita, criado para atender as necessidades de comunicação e aprendizagem de pessoas cegas ou com baixa visão. O sistema consta do arranjo de seis pontos em relevo, dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada, no que se convencionou chamar de "cela braille". A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 diferentes combinações que representam letras, números e outros símbolos. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. O alfabeto Braille é material de apoio que contém 26 peças com representação das letras do alfabeto escritas em Braille para auxiliar as crianças no aprendizado do alfabeto (memorização e reconhecimento da estrutura de cada letra), na formação e leitura de palavras.

  • starCuriosidades

    O Sistema Braille é um código universal de leitura tátil e de escrita, usado por pessoas cegas ou com baixa visão. Ele é baseado em 63 símbolos em relevo, resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada, em que cada uma das possíveis combinações corresponde a letras, números, sinais de pontuação e símbolos matemáticos. A leitura é feita da esquerda para a direita, ao toque de uma ou duas mãos ao mesmo tempo. Esse sistema foi criado pelo francês Louis Braille, um jovem ficou cego aos 3 anos de idade e que aos 15 anos aperfeiçoou um sistema de escrita em relevo (pontos e buracos) inventado pelo militar Charles Barbier, que era usado durante a guerra para possibilitar que os soldados lessem mensagens durante à noite sem usarem a luz e a visão, apenas as pontas dos dedos. Saiba mais sobre Louis Braille e o sistema braille em: http://www.ibc.gov.br/fique-por-dentro/676-louis-braille-o-inventor http://www.ibc.gov.br/component/banners/click/22