Bambolê

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    O bambolê é uma ferramenta pedagógica que, de forma lúdica, favorece o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional. Ao girar o bambolê, a criança aprimora a coordenação motora ampla, o equilíbrio e a consciência corporal, realizando movimentos rítmicos que fortalecem a musculatura e desenvolvem a lateralidade e o senso de ritmo. A atividade também estimula a concentração e a resolução de problemas, já que a criança experimenta diferentes movimentos, forças e velocidades para manter o objeto em equilíbrio, vivenciando de forma prática conceitos de física como inércia, força, gravidade e causa e efeito. Em grupo, o uso do bambolê promove interação social, cooperação e respeito às regras, além de favorecer a autoconfiança e a resiliência.
  • infoCódigo BNCC

    (EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.

    (EF12EF08): planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.

    (EF12EF09): participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.

    (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras.

    (EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Bebês
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    Instrua a criança a ficar dentro do bambolê segurando-o pelas bordas. Segurando-o firmemente na altura da cintura, a criança deve girar o bambolê e soltá-lo. Se for destro, deve girá-lo no sentido anti-horário. Se for canhoto, deve girá-lo no sentido horário, e mover a cintura em movimentos circulares ritmados fazendo com que ele se arraste em torno da cintura. Proponha que ele seja girado nos braços e pernas também. O bambolê também pode ser utilizado em outras práticas pedagógicas.

  • starCuriosidades

    O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos em 1958. Foi uma crianção dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura.