Bambolê

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaO bambolê é um recurso pedagógico que ajuda no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio, consciência corporal e espacial. Estimula a criatividade, a socialização, o trabalho em equipe e o respeito as regras.
-
infoCódigo BNCC
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EF12EF08): planejar e utilizar estratégias para a execução de diferentes elementos básicos da ginástica e da ginástica geral.
(EF12EF09): participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais e de desempenho corporal.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1Idade escolar 2
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
Instrua a criança a ficar dentro do bambolê segurando-o pelas bordas. Segurando-o firmemente à altura da cintura, a criança deve girar o bambolê e soltá-lo. Se for destro, deve girá-lo no sentido anti-horário. Se for canhoto, deve girá-lo no sentido horário, e mover a cintura em movimentos circulares ritmados fazendo com que ele se arraste em torno da cintura. Proponha que ele seja girado nos braços e pernas também. O bambolê também pode ser utilizado em outras práticas pedagógicas.
-
starCuriosidades
O bambolê como conhecemos atualmente, de plástico colorido, surgiu nos Estados Unidos em 1958. Foi uma criação dos norte-americanos Arthur Melin e Richard Knerr, donos de uma fábrica de brinquedos, que trouxeram a ideia da Austrália, onde estudantes de ginástica se divertiam girando aros de bambu na cintura.