Dominó: Tradicional

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    O jogo de dominó contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e aritmético, estimulando a construção de informações compartilhadas entre os participantes. Durante a partida, favorece percepção visual, memorização, coordenação motora fina e pensamento estratégico, habilidades que auxiliam na resolução de problemas, no planejamento de ações e na organização de tarefas do dia a dia. Além disso, o dominó incentiva a antecipação de jogadas, a concentração e a interação social, promovendo aprendizado de forma lúdica e colaborativa, ao mesmo tempo em que fortalece a capacidade de trabalhar em grupo e de tomar decisões de maneira consciente.
  • infoCódigo BNCC
    (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho, cor, temperatura).

    (EI02ET02) Observar, relatar e descrever incidentes do cotidiano e fenômenos naturais (luz solar, vento, chuva etc.)

    (EI02ET03) Vivenciar e compartilhar, com outras crianças e adultos situações de cuidado de plantas e animais nos espaços da instituição e fora dela.

    EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situaçõees em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.

    (EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
    Pré-adolescência
    Adolescência
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    Cada jogador recebe 7 pedras quando começa a rodada. O jogo começa pelo jogador que tenha a pedra dobrada mais alta . No caso de que nenhum jogador tenha dobradas, começará o jogador que tenha a pedra mais alta. A partir desse momento, os jogadores realizam suas jogadas, por turnos e no sentido anti-horário. Cada jogador, no seu turno, deve colocar uma das suas pedras em uma das 2 extremidades abertas, de forma que os pontos de um dos lados coincida com os pontos da extremidade onde está sendo colocada. As dobradas são colocadas de maneira transversal para facilitar sua localização. Quando o jogador coloca sua pedra sobre a mesa, seu turno se acaba e passa-se ao seguinte jogador. Se um jogador não puder jogar, deverá "comprar" tantas pedras como forem necessárias. Se não houver pedras para compra passará o turno ao seguinte jogador. O jogo terminará quando um jogador ou dupla conseguir a quantidade de pontos necessários para ganhar.

    O jogo trabalha números e contagem de forma estruturada. O dominó pode ser expandido para operações matemáticas simples (somar pontos, comparar quantidades). O jogo pode evoluir para dominó de operações e frações, incentivando estratégia e cálculo mental.

  • starCuriosidades

    O dominó pode ser construído em tamanhos diferenciados, como por exemplo, o dominó ampliado, e ou com relevos o que permite a utilização por crianças com deficiência visual, por exemplo.

  • movieFaça você mesmo
    Dominó tradicional