Cubo Tátil (em E.V.A.)

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica

    Brinquedo voltado para atividades sensório-motoras.

    Trabalhar o tato e percepção de formas, espessuras e tamanhos, além de levar a criança a perder o medo do desconhecido, ao introduzir sua mão pela abertura disfarçada em um dos lados do cubo.

  • infoCódigo BNCC

    (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

    (EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    Introduzir sua mão pela abertura disfarçada em um dos lados do cubo. Retirar Formas geométricas: 4 quadrados, 4 triângulos, 4 retângulos e 4 círculos.

  • starCuriosidades

    Esse é um brinquedo muito recomendado para que os alunos possam desenvolver o sentido tátil. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações do ambiente, que podem ser de natureza visual, olfativa, tátil, gustativa, auditiva e cinestésica (equilíbrio e movimento do corpo). O processamento cerebral depende bastante das informações fornecidas pelas estruturas sensoriais, sendo estas a base de nossa compreensão do mundo. Como exemplo, a percepção de um cubo poderia ser dada da seguinte maneira: primeiro, são captadas e organizadas as informações sobre a direção da luz e a sombra que o cubo projeta, bem como a textura de sua superfície (esboço primário). Em seguida, são observadas como as bordas, ângulos e outros elementos estão posicionados, dando a forma da figura (esboço 2½D). Finalmente, há a elaboração da representação do cubo, que pode ser visualizada e rodada mentalmente (modelo em 3D).