Cubo Tátil (em E.V.A.)

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaO Cubo tátil estimula de forma integrada o desenvolvimento sensorial, cognitivo e motor da criança. O brinquedo, voltado para atividades sensório-motoras, promove a estimulação tátil por meio de texturas variadas e a estimulação visual com cores vibrantes e o reconhecimento de letras e números em suas faces. A manipulação do cubo desenvolve o raciocínio classificatório, pois a criança aprende a diferenciar os estímulos visuais e táteis e a fazer associações. Além de aprimorar a coordenação motora fina e óculo-manual, contribuindo para a noção espacial e a consciência corporal, o cubo tátil é um recurso para atividades sensório-motoras. Ao ser incentivada a introduzir a mão por uma abertura disfarçada em um dos lados, a criança explora formas, espessuras e tamanhos apenas pelo tato, o que a ajuda a perder o medo do desconhecido.
-
infoCódigo BNCC
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(EI01EO04) Comunicar necessidades, desejos e emoções, utilizando gestos, balbucios, palavras.
(EI02ET05) Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaBebêsCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
Introduzir sua mão pela abertura disfarçada em um dos lados do cubo. Retirar Formas geométricas: 4 quadrados, 4 triângulos, 4 retângulos e 4 círculos.
A partir dos 6 meses: Para a exploração sensorial inicial, quando o bebê começa a descobrir o mundo através do tato e da visão.
De 1 a 3 anos: Faixa etária ideal para o desenvolvimento da coordenação motora, do raciocínio classificatório e para a interação com as diferentes texturas, formas e cores.
De 3 a 4 anos: Nessa fase, a criança pode explorar os conceitos de letras e números presentes no cubo, além de utilizar o brinquedo para atividades de imaginação e contar histórias.
-
starCuriosidades
Esse é um brinquedo muito recomendado para que os alunos possam desenvolver o sentido tátil. Os órgãos dos sentidos são responsáveis pela captação das informações do ambiente, que podem ser de natureza visual, olfativa, tátil, gustativa, auditiva e cinestésica (equilíbrio e movimento do corpo). O processamento cerebral depende bastante das informações fornecidas pelas estruturas sensoriais, sendo estas a base de nossa compreensão do mundo. Como exemplo, a percepção de um cubo poderia ser dada da seguinte maneira: primeiro, são captadas e organizadas as informações sobre a direção da luz e a sombra que o cubo projeta, bem como a textura de sua superfície (esboço primário). Em seguida, são observadas como as bordas, ângulos e outros elementos estão posicionados, dando a forma da figura . Finalmente, há a elaboração da representação do cubo, que pode ser visualizada e rodada mentalmente (modelo em 3D).