Dominó: Metades

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    O dominó de metades é um jogo que estimula o raciocínio lógico e a percepção visual, desafiando a criança a identificar e associar partes para formar o todo. Nesse processo, desenvolve a atenção, a memória e a capacidade de análise, além de fortalecer a coordenação motora fina ao manipular as peças.

    A atividade também favorece a compreensão de conceitos como simetria e complementaridade, que dialogam com diferentes áreas do conhecimento, ampliando a aprendizagem de forma integrada. Por ser jogado em grupo, promove a cooperação, o respeito às regras e a construção de vínculos sociais, transformando o momento em uma experiência educativa e prazerosa.

  • infoCódigo BNCC
    (EI03ET05): Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.

    (EI03EO03):Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.

    (EI03CG05): Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças pequenas (pré-escolar)
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    Escolhe-se por sorteio o primeiro a jogar. Cada jogador escolhe seis peças. O primeiro jogador deve colocar uma peça sobre a mesa. O próximo deve escolher e colocar uma peça que tenha em um dos lados a outra metade da primeira. Para crianças que já possuem domínio sobre a estrutura do jogo, as peças deverão ser viradas com a ilustração para baixo. Quando a criança não tiver nenhuma peça para encaixar na sequência, ela passa a vez e pega uma peça na mesa, e assim deve ocorrer sucessivamente. Vence quem colocar todas as peças primeiro.

  • starCuriosidades

    Existem relatos de trabalhos relacionados a este jogo voltados para alunos que possuem deficiência intelectual. Ele é aplicado visando ensinar a contemplação das imagens e também para que eles reconheçam as formas de encaixe que cada um possui.