Dominó: Animais Domésticos

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaO dominó de animais domésticos é um jogo que estimula a percepção visual, a capacidade de observação, o raciocínio lógico, a concentração e a memória. A brincadeira expande o conhecimento sobre os animais e suas características, ao mesmo tempo que aprimora o estímulo tátil e a coordenação motora. Como atividade em grupo, o jogo promove importantes habilidades sociais, como a cooperação e o respeito mútuo.
-
infoCódigo BNCC
(EI03EO03): Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03ET05): Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características externas comuns (presença de penas, patas etc.)
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
2 a 4 crianças. Escolhe-se por sorteio o primeiro a jogar. Cada jogador escolhe seis peças. O primeiro jogador deve colocar uma peça sobre a mesa. O próximo deve escolher e colocar uma peç;a que tenha em um dos lados o mesmo animal da primeira. Durante o jogo, eles devem falar em voz alta o nome dos animais. Para crianças que já possuem domínio sobre a estrutura do jogo, as peças deverão ser viradas com a ilustração para baixo. Quando a criança não tiver nenhuma peça para encaixar na sequência, ela passa a vez e pega uma peça na mesa, e assim deve ocorrer sucessivamente. Vence quem colocar todas s peças primeiro. Ainda durante o jogo as crianças além do nome dos animais podem ser estimuladas a observar e falar das características desses animais, por exemplo, se possuem penas, pelos, quantidade de patas, se voam, andam, etc.
-
starCuriosidades
Acredita-se que o dominó tenha surgido na China, inventado por um soldado chamado Hung Ming, que teria vivido de 243 a 181 a.C. O nome dominó provavelmente deriva da expressão latina domino gratias, que significa Graças a Deus;, dita pelos padres europeus enquanto jogavam. Foi trazido para o Brasil pelos portugueses.