Quebra-Cabeça: Inclusão Social

-
import_contactsIntencionalidade Pedagógica
Brinquedo voltado para atividades intelectuais.
Importante no processo de formação educacional e cognitiva da criança. Estimula a concentração, a memória, o raciocínio lógico e a percepção de várias partes componentes de um todo. Melhora as habilidades motoras. Auxilia o desenvolvimento neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, percepção visual e noção espacial. Desenvolve interação social e paciencia.
-
infoCódigo BNCC
(EI01ET03) Explorar o ambiente pela ação e observação, manipulando, experimentando e fazendo descobertas.
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenas
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
Instruir a criança a encaixar as peças até encontrar o modo correto e formar a figura representada.
-
starCuriosidades
A origem do “puzzle” (quebra-cabeça) se deu em 1760, quando os fabricantes de mapas colaram os mesmos em madeiras e depois os cortaram em pedaços pequenos. Isto se tornou um sucesso educacional e desde então os “puzzles”, também conhecidos na Europa e nos Estados Unidos como “jigsaws”, onde surgiram em 1900. O maior quebra-cabeça lançado comercialmente possui 32.256 peças, mede cerca de 5,44m x 1,92m e pesa cerca de 17kg; Para crianças de dois a três anos de idade: escolha quebra-cabeças de até quatro peças. Mostre o quebra-cabeça feito, desmonte-o e ajude-o a montá-lo novamente. Para crianças dos três aos quatro anos de idade: você pode aumentar até 12 peças para quebra-cabeças. Para crianças de quatro a cinco anos de idade: vamos escolher quebra-cabeças entre 12 e 22 peças e introduzir temas como desenhos ou imagens de histórias. Para crianças a partir dos cinco anos de idade: a partir deste momento você pode usar quebra-cabeças de mais de 48 peças e aumentar gradualmente sua dificuldade. Para crianças a partir dos dez anos de idade: as crianças podem perfeitamente montar quebra-cabeças muito complexos em 3D. Uma opção que chegou recentemente ao mercado, mas que testa a capacidade espacial e lhes permite decorar seu espaço quando terminam.