Boneco de Papelão

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import_contactsIntencionalidade PedagógicaCom essa atividade é possível trabalhar a identidade, despertar a consciência de seu próprio corpo, as partes que o formam, assim como as suas funções. Desenvolve também o movimento de pinça, que é uma habilidade motora fina usando os dedos, indicador e dedão, para pegar e rosquear as tampinhas de garrafas, movimento esse primordial para auxiliar na evolução da escrita espontânea. Ademais, a intenção pedagógica do Boneco de papelão, feito de materiais reciclados, é múltipla, pois envolve o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e socioemocionais das crianças:
1. Motricidade: Coordenação motora fina: Ao encaixar as partes nos lugares corretos, as crianças trabalham a precisão e o controle dos movimentos das mãos e dedos. Coordenação motora grossa: Manipular o boneco, arrastá-lo ou movê-lo de um lugar para outro ajuda no desenvolvimento da força e coordenação geral do corpo.
2. Cognição: Reconhecimento de cores e formas: As tampas de garrafa coloridas permitem que as crianças pratiquem o reconhecimento e a nomeação de cores. Resolução de problemas: Encaixar as partes nos lugares corretos estimula o pensamento crítico e a capacidade de resolver problemas. Conceito de partes do corpo: O boneco permite que as crianças aprendam sobre as diferentes partes do corpo humano de uma maneira divertida e interativa.
3. Sociabilidade e emoções: Trabalho em equipe: Brincar em grupo com o boneco incentiva a cooperação e o trabalho em equipe. Expressão emocional: As crianças podem usar o boneco para expressar emoções e criar histórias, desenvolvendo a empatia e a compreensão das emoções dos outros.
4. Sustentabilidade: O uso de materiais reciclados para criar o brinquedo também ensina às crianças sobre a importância da sustentabilidade e do cuidado com o meio ambiente. Incentive-as a participar do processo de criação do brinquedo, coletando materiais recicláveis e ajudando a montá-lo.
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infoCódigo BNCC(EI03EO05) Demonstrar valorização das características de seu corpo e respeitar as características dos outros (crianças e adultos) com os quais convive.
(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
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chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da BelezaCantinho da CulturaCantinho do Faz de Conta
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child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1Idade escolar 2
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sports_kabaddiComo Brincar ?1. Identificação e Encaixe: Incentive as crianças a identificar as cores das tampas e tentar encaixá-las nos lugares corretos no boneco. Isso pode ser feito de forma individual ou em grupo.
2. Nomeação de Partes do Corpo: Utilize o boneco para ensinar as crianças sobre as partes do corpo. Por exemplo, pergunte onde está a cabeça, braços, pernas, etc., e peça que encaixem a tampa correspondente.
3. Histórias e Dramaturgia: Incentive as crianças a criar histórias usando o boneco. Elas podem dar um nome ao boneco, criar situações do cotidiano ou aventuras para ele, desenvolvendo a criatividade e a expressão oral.
4. Jogos de Memória: Remova todas as tampas e peça às crianças que coloquem as tampas de volta nas posições corretas com base na memória. Isso ajuda a melhorar a memória visual e a atenção.
5. Atividades em Grupo: Divida as crianças em pequenos grupos e dê uma tarefa a cada grupo, como decorar uma parte do boneco ou inventar uma história em conjunto. Isso promove o trabalho em equipe e a socialização.
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starCuriosidadesA criação e brincadeira com bonecos reciclados de papelão oferecem às crianças uma experiência educativa enriquecedora em múltiplos aspectos. Além de desenvolverem habilidades psicológicas socioemocionais e habilidades físicas motoras finas, elas têm a chance de aprender sobre as partes do corpo de forma interativa, o que promove a linguagem e a compreensão do próprio corpo. Ao mesmo tempo, o uso de materiais reciclados destaca a importância da sustentabilidade e da reciclagem, transmitindo valores essenciais desde a infância. Essa abordagem lúdica e prática torna o processo educativo mais envolvente e significativo, proporcionando às crianças uma aprendizagem significativa e divertida.