Trançar Cabelos

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    O brinquedo "Trançar Cabelos" de uma(um) boneca(o) com cabelos de lã é uma atividade divertida e educativa que desenvolve diversos benefícios:

    • Coordenação Motora Fina: O ato de trançar cabelos ajuda a desenvolver a destreza manual e a coordenação motora fina.

    • Exploração Sensorial: O contato com os fios de lã e os diferentes materiais estimula a exploração sensorial.

    • Criatividade e Imaginação: As crianças têm a oportunidade de expressar sua criatividade através da criação de diferentes penteados.

    • Autonomia e Confiança: Ao experimentar e criar livremente, as crianças desenvolvem autonomia e confiança em suas habilidades.

    • Socialização: A interação e colaboração com o(a)s colegas promovem habilidades sociais importantes.

  • infoCódigo BNCC
    (EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.

    (EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.

    (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

    (EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.

    (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
    Cantinho da Beleza
    Cantinho da Cultura
    Cantinho do Faz de Conta
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    • Apresentação do Brinquedo: Mostre a(o) boneca(o) para as crianças e explique que elas poderão brincar de pentear e trançar os cabelos de lã.

    • Demonstrar a Trança Básica: Faça uma breve demonstração de como trançar os cabelos da boneca, explicando cada passo de forma simples e clara. Mostre como dividir o cabelo em três partes e cruzar as mechas.

    • Exploração Livre: Deixe as crianças experimentarem livremente, entregue a(s) boneca(s) para as crianças e deixe que elas experimentem pentear e trançar os cabelos de forma livre. Incentive as crianças a criarem diferentes estilos de penteados, usando elásticos, acessórios coloridos ou possíveis outros materiais disponíveis. Diga que elas podem fazer tranças simples, tranças de duas mechas, ou até mesmo inventar seus próprios estilos.

  • starCuriosidades
    As tranças carregam a história da cultura africana, numa bagagem ancestral muito forte, onde já foram utilizadas como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão, e hoje em dia ainda continuam trazendo o significado de sobrevivência, mas como forma econômica para muitas pessoas negras. Esse tipo de penteado, além dos significados estéticos que carregam consigo, para as mulheres negras são forma de proteção e aceitação diante o impacto direto com o racismo estrutural presente na sociedade, interferindo na sua autoestima, segurança e identidade. (…) Com a chegada dos africanos de forma forçada ao Brasil eles trazem consigo tradições e costumes de suas terras, o historiador Marcelo Studinski relata que: “Os africanos estão, trazem tradição dos seus territórios das localidades em África, seja no atual Benim, do atual Nigéria, do atual Angola, Moçambique ou Guiné- Bissau que são de onde vieram e partiram essas etnias, que foram transmigrados”. Os costumes foram sendo passados de geração em geração, as tranças em sua terra de origem tinha diversos significados como: posição social, status, etnia e crença. De diversas localidades da África, hoje são herança de uma cultura que resistiu para sobreviver.

    Referência:

    ROLIM, M. R. Em Pauta - Universidade Federal de Pelotas. Tranças além da estética: uma forma de sobrevivência. Publicado em agosto de 2021. Disponível em: < https://wp.ufpel.edu.br/empauta/trancas-alem-da-estetica-uma-forma-de-sobrevivencia/https://wp.ufpel.edu.br/empauta/trancas-alem-da-estetica-uma-forma-de-sobrevivencia/ >. Acesso em 3 de maio de 2024.