Trançar Cabelos

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import_contactsIntencionalidade PedagógicaTrançar cabelos é uma brincadeira divertida que traz muitos aprendizados para o desenvolvimento das crianças. Ao manipular as mechas, cruzá-las e ajustá-las, elas aprimoram a coordenação motora fina e a destreza manual — habilidades essenciais para a escrita e outras tarefas do dia a dia. A concentração necessária para seguir o passo a passo da trança fortalece a atenção sustentada, enquanto criar diferentes estilos estimula a criatividade e a expressão artística. A atividade também aguça a percepção espacial e o raciocínio lógico, pois as crianças precisam entender a sequência dos movimentos e a organização das mechas para formar a trança. Quando feita em dupla, a brincadeira ainda desenvolve habilidades sociais importantes, como cooperação, cuidado com o outro e paciência. É uma ideia simples e acessível que transforma o aprendizado em algo significativo, permitindo que as crianças explorem conceitos de forma concreta e divertida.
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infoCódigo BNCC(EI02EO02) Demonstrar imagem positiva de si e confiança em sua capacidade para enfrentar dificuldades e desafios.
(EI02EO05) Perceber que as pessoas têm características físicas diferentes, respeitando essas diferenças.
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI03CG05): Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO03): Demonstrar atitudes de cuidado e solidariedade na interação com crianças e adultos.
(EI03ET01): Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades. (Comparando a espessura das mechas, por exemplo).
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chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da BelezaCantinho da CulturaCantinho do Faz de Conta
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child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1Idade escolar 2
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sports_kabaddiComo Brincar ?
• Apresentação do Brinquedo: Mostre a(o) boneca(o) para as crianças e explique que elas poderão brincar de pentear e trançar os cabelos de lã.
• Demonstrar a Trança Básica: Faça uma breve demonstração de como trançar os cabelos da boneca, explicando cada passo de forma simples e clara. Mostre como dividir o cabelo em três partes e cruzar as mechas.
• Exploração Livre: Deixe as crianças experimentarem livremente, entregue a(s) boneca(s) para as crianças e deixe que elas experimentem pentear e trançar os cabelos de forma livre. Incentive as crianças a criarem diferentes estilos de penteados, usando elásticos, acessórios coloridos ou possíveis outros materiais disponíveis. Diga que elas podem fazer tranças simples, tranças de duas mechas, ou até mesmo inventar seus próprios estilos.
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starCuriosidadesAs tranças carregam a história da cultura africana, numa bagagem ancestral muito forte, onde já foram utilizadas como ferramenta de sobrevivência durante o período da escravidão, e hoje em dia ainda continuam trazendo o significado de sobrevivência, mas como forma econômica para muitas pessoas negras. Esse tipo de penteado, além dos significados estéticos que carregam consigo, para as mulheres negras são forma de proteção e aceitação diante o impacto direto com o racismo estrutural presente na sociedade, interferindo na sua autoestima, segurança e identidade. (…) Com a chegada dos africanos de forma forçada ao Brasil eles trazem consigo tradições e costumes de suas terras, o historiador Marcelo Studinski relata que: “Os africanos estão, trazem tradição dos seus territórios das localidades em África, seja no atual Benim, do atual Nigéria, do atual Angola, Moçambique ou Guiné- Bissau que são de onde vieram e partiram essas etnias, que foram transmigrados”. Os costumes foram sendo passados de geração em geração, as tranças em sua terra de origem tinha diversos significados como: posição social, status, etnia e crença. De diversas localidades da África, hoje são herança de uma cultura que resistiu para sobreviver.
Referência:
ROLIM, M. R. Em Pauta - Universidade Federal de Pelotas. Tranças além da estética: uma forma de sobrevivência. Publicado em agosto de 2021. Disponível em: < https://wp.ufpel.edu.br/empauta/trancas-alem-da-estetica-uma-forma-de-sobrevivencia/https://wp.ufpel.edu.br/empauta/trancas-alem-da-estetica-uma-forma-de-sobrevivencia/ >. Acesso em 3 de maio de 2024.