Mini Golfe Adaptado

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Com esse esporte as crianças poderão desenvolver a persistência, o controle, a suavidade nos movimentos, a alternância de força, a noção de espaço, o equilíbrio, a coordenação viso-motora, a concentração e a sociabilização. Haja vista que a modalidade esportiva é uma ótima ferramenta para o desenvolvimento físico, intelectual, individual e social.
  • infoCódigo BNCC
    (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeira.

    (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

    (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

    (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.

    (EI02ET07) Contar oralmente objetos, pessoas, livros etc., em contextos diversos.

    (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Cultura
    Cantinho do Faz de Conta
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    1. Objetivo: Acertar a bolinha no buraco da caixa de papelão com o mínimo de tacadas possível.

    2. Formação de Times ou Individual: As crianças podem jogar individualmente ou em pequenos grupos.

    3. Limite de Tacadas: Estabeleça um número máximo de tacadas por rodada para cada criança.

    4. Distância: Comece com a caixa a uma distância razoável e ajuste conforme necessário. À medida que as crianças melhoram, aumente gradualmente a distância.

    5. Obstáculos: Adicione pequenos obstáculos no caminho da bolinha, como livros, blocos ou brinquedos, para tornar o jogo mais desafiador. Ajuste a dificuldade conforme necessário para manter o jogo desafiador, mas não frustrante.

    6. Tematização: Tematize o campo de golfe com decorações específicas (por exemplo, um tema de selva, espaço, ou parque de diversões).

    7. Pontuação e Prêmios: Introduza um sistema de pontuação e prêmios simples para aumentar o engajamento.

  • starCuriosidades
    “As primeiras regras do golfe foram estabelecidas em Saint Andrews, na Escócia, em 1754. Mas algumas pesquisas mostram que esportes similares eram praticados na Holanda e chegaram às Ilhas Britânicas no Século XV. Golfe fez parte do programa olímpico duas vezes: em Paris 1900 e Saint Louis 1904. No primeiro, dois torneios foram disputados, uma para homens, outro para mulheres. No segundo, o feminino foi substituído pelo evento por equipes. Na 121ª Sessão do Comitê Olímpico Internacional, em 2009, os membros votaram pelo retorno do golfe ao programa. O primeiro campeão olímpico dos últimos 100 anos foi premiado no Rio 2016. (…) Os primeiros torneios femininos foram estabelecidos no final do Século XIX; Oficiais escoceses que praticavam golfe nas forças armadas britânicas lideraram a expansão do esporte; Até os anos 2020, existiam mais de 30.000 cursos de golfe e o esporte é jogado por mais de 60 milhões de homens e mulheres mundo afora; Nos Jogos Olímpicos, o circuito tem 72 buracos, e o atleta que terminar com placar mais baixo leva a medalha de ouro. Em caso de empate, um playoff de três buracos determinará o vencedor.”

    Referência:

    COMITÊ OLÍMPICO DO BRASIL. Golfe. Disponível em: < https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/golfe/https://www.cob.org.br/pt/cob/time-brasil/esportes/golfe/ >. Acesso em 03 de maio de 2024.