Corta unhas

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaA ação de recortar fortalece os músculos da mão e estimula as habilidades que preparam a criança para lidar com outros utensílios no futuro. Exemplos disso podem ser objetos manuseados como um lápis, um botão ou uma faca. Além disso, recortar estimula a coordenação entre os olhos e as mãos. No mais:
• Motricidade Fina: Melhora a coordenação motora e a precisão dos movimentos das mãos.
• Autonomia: Incentiva a independência das crianças ao realizar uma tarefa que elas enfrentarão na vida cotidiana.
• Higiene Pessoal: Ensina a importância de manter as unhas limpas e bem cuidadas.
-
infoCódigo BNCC(EI02CG04) Demonstrar progressiva independência no cuidado do seu corpo.
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da BelezaCantinho da CulturaCantinho do Faz de Conta
-
child_careFaixa EtáriaCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1Idade escolar 2
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Corte: Deixe as crianças praticarem o corte das unhas de papel, oferecendo ajuda e orientação conforme necessário.
Corte Criativo: Proponha diferentes desafios, como cortar as unhas de papel em formatos específicos (ex. unhas redondas, quadradas).
Jogo de Velocidade: Faça uma competição amigável para ver quem consegue cortar todas as unhas com precisão e segurança no menor tempo.
-
starCuriosidadesOs cortadores de unha têm uma história que remonta ao final do século 19, quando os modelos iniciais se assemelhavam a pinças grossas, evoluindo para uma forma mais prática e acessível ao longo do tempo. William E. Bassett, na década de 40, tornou-o mais barato e fácil de usar, estabelecendo os padrões que persistem até hoje. No entanto, apesar de sua disponibilidade generalizada, a eficiência do cortador de unhas moderno ainda é questionada, levantando a necessidade de melhorias no formato para garantir um corte mais preciso, eficaz e um produto mais barato financeiramente.
Referência:
VAL, M. Por mais de 100 anos, nós temos cortado nossas unhas errado. Disponível em: < https://gizmodo.uol.com.br/por-mais-de-100-anos-nos-temos-cortado-nossas-unhas-errado/ >. Acesso em 02 de maio de 2024.