Girafa Marionete

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Linguagem: 1) Interação Verbal: As crianças podem se envolver em conversas com a marionete, aprimorando suas habilidades linguísticas e de vocabulário. 2) Narrativa e Contação de Histórias: Usar a marionete em atividades de contação de histórias pode estimular a criatividade e a capacidade de narrar.

    Sociabilidade e Emoções: 1) Empatia e Expressão de Emoções: As crianças podem projetar emoções na marionete, ajudando-as a reconhecer e expressar seus próprios sentimentos. 2) Trabalho em Equipe: Brincar em grupo com a marionete incentiva a cooperação e o respeito pelas ideias do(a)s outro(a)s.

    Cognição: 1) Resolução de Problemas: As crianças podem ser desafiadas a criar soluções criativas durante as brincadeiras com a marionete. 2) Pensamento Crítico: Interações com a marionete podem estimular perguntas e discussões que promovam o pensamento crítico.

    Motricidade: 1) Coordenação Motora Fina: Manipular a marionete ajuda a desenvolver a destreza e o controle motor fino. 2) Coordenação Motora Grossa: Movimentar-se durante as atividades com a marionete pode contribuir para o desenvolvimento da coordenação motora grossa.

    Criatividade e Imaginação: 1) Imaginário: A marionete serve como um estímulo visual e tátil que incentiva a imaginação e o jogo simbólico. 2) Criação Artística: As crianças podem participar na criação de cenários e histórias envolvendo a marionete, desenvolvendo suas habilidades artísticas.

    Inclusão e Diversidade: 1) Diversidade Cultural: A marionete pode ser usada para introduzir conceitos de diversidade cultural e aceitação de diferentes perspectivas na fauna. 2) Inclusão: Atividades com a marionete podem ser adaptadas para incluir crianças com necessidades especiais, promovendo um ambiente inclusivo.

  • infoCódigo BNCC
    (EI01EO02) Perceber as possibilidades e os limites de seu corpo nas brincadeiras e interações das quais participa.

    (EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.

    (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

    (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais. (EI01EF02) Demonstrar interesse ao ouvir a leitura de poemas e a apresentação de músicas.

    (EI01EF04) Reconhecer elementos das ilustrações de histórias, apontando-os, a pedido do adulto-leitor.

    (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
    Cantinho da Cultura
    Cantinho do Faz de Conta
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Interação Verbal: Realize diálogos entre a marionete e as crianças. Pergunte sobre o dia delas, o que gostam de fazer, e incentive-as a fazer perguntas para a marionete.

    Imaginário, Narrativa e Contação de Histórias: Crie histórias com a marionete como personagem principal e peça às crianças para continuarem a história ou criarem suas próprias. Estimule as crianças a criar mundos imaginários onde a marionete é ou não a protagonista, dentre outras possibilidades.

    Empatia e Expressão de Emoções: Use a marionete para representar diferentes emoções (alegria, tristeza, medo) e peça às crianças para identificarem e discutirem essas emoções.

    Trabalho em Equipe: Promova atividades onde as crianças precisam cooperar para resolver um problema ou criar uma história com a marionete.

    Resolução de Problemas: Crie situações onde a marionete enfrenta um desafio e peça às crianças para sugerirem soluções.

    Coordenação Motora Fina: Peça às crianças para manipularem a marionete, movendo suas pernas, braços e cabeça.

    Coordenação Motora Grossa: Organize atividades onde as crianças precisem movimentar-se enquanto interagem com a marionete, como danças ou jogos.

    Criação Artística: Incentive as crianças a criar cenários, fantasias e acessórios para a marionete.

  • starCuriosidades
    “A história das marionetes inicia-se na China com bonecos e teatro de sombra em peças, musicais, festividades e rituais. A partir do século XX a marionete foi introduzida em diversos segmentos. No campo pedagógico, os bonecos podem, por exemplo, ajudar na leitura de uma história, no processo de desenvolvimento da criatividade e imaginação, na construção de diálogos e até em resoluções de problemas.”

    Referência:

    MEB FEUSP. Instagram Museu da Educação e do Brinquedo da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Disponível: < https://www.instagram.com/meb.feusp/p/Ce2AIgPM81N/?next=%2Fp%2FBlsAoHKjRUE%2F&hl=zh-cn&img_index=1 >. Acesso em 02 de maio de 2024.