Círculo das Letras

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Identificação, Leitura e Escrita das Letras: Reconhecimento das letras → As crianças aprendem a identificar as letras do alfabeto, tanto visualmente quanto através da escrita. Leitura → As crianças praticam a leitura ao identificar as letras e associá-las a sons e palavras. Escrita → Praticar a escrita das letras ajuda a consolidar o aprendizado do formato e do traçado de cada letra. No mais, a prática regular da escrita das letras melhora a habilidade de formar palavras e frases.

    Autonomia: Independência na aprendizagem → A atividade incentiva as crianças a trabalharem de forma independente, aumentando a confiança em suas habilidades de leitura e escrita. Tomada de decisões → As crianças aprendem a tomar decisões sobre quais letras usar, como pronunciá-las e também escrevê-las corretamente.

    Memória: A curto prazo → As crianças exercitam a memória de trabalho ao lembrar das letras e as suas correspondências sonoras enquanto participam da atividade. Memória a longo prazo → Repetir a identificação, os sons e a escrita das letras reforçam a memória de longo prazo das crianças.

  • infoCódigo BNCC
    (EF01LP02) Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

    (EF01LP03) Observar escritas convencionais, comparando-as às suas produções escritas, percebendo semelhanças e diferenças.

    (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

    (EF01LP07) Identificar fonemas e sua representação por letras.

    (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.

    (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

    (EF01LP13) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas mediais e finais.

    (EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais.

    (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Cultura
    Cantinho da Leitura
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    • Exploração: Peça às crianças que identifiquem as letras do círculo, associando cada letra a um som ou palavra correspondente.

    • Escrita: As crianças podem praticar a escrita das letras em papel ou quadros, reforçando a forma e o traçado.

    • Leitura e Escrita Independente: Incentive as crianças a lerem as letras, a criarem pequenas histórias ou frases usando as letras do círculo.

    • Sílabas: Trabalhe com as crianças para identificar sílabas em palavras e como essas sílabas são formadas pelas letras.

    • Desafios de escrita: Proponha desafios onde as crianças precisam escrever palavras específicas ou formar frases com determinadas letras.

    • Jogos de rima: Instrua às crianças para encontrem palavras que rimem com uma determinada letra ou som.

  • starCuriosidades
    O dia 8 de setembro é reconhecido internacionalmente como o Dia Mundial da Alfabetização, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Infelizmente no Brasil, entre os anos de 2019 e 2021, houve um aumento de 65,6% no número de crianças de 6 a 7 anos que não possuíam habilidades de leitura e escrita, alcançando 40,8%, conforme dados do IBGE divulgados pela organização Todos Pela Educação.

    Referência:

    NEXOJORNAL. Analfabetismo entre crianças de 6 e 7 anos chega a 40,8%. Disponível em: < https://www.nexojornal.com.br/extra/2022/02/08/Analfabetismo-entre-crian%C3%A7as-de-6-e-7-anos-chega-a-408 > Acesso em 30 abr. 2024.