A casinha que rimava

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    "Ao propor que as crianças identifiquem as rimas das palavras, este jogo proporciona o desenvolvimento do nível intrassilábico da consciência fonológica que é a capacidade de refletir sobre os segmentos sonoros das palavras, essencial para a alfabetização. As rimas se referem ao segmento da vogal tônica até o final da palavra e possibilitam a consciência de segmentos maiores ou menores do que a sílaba nas palavras e facilitam a consciência fonêmica. Este jogo, então, tem um papel importante na aquisição de leitura e escrita em diversos aspectos como na ortografia e na aprendizagem da classificação das palavras. O jogo estimula o desenvolvimento cognitivo por trabalhar a capacidade de assimilação, processamento e uso das informações para cumprir as regras de lembrar das rimas e associar com as imagens de animais no tabuleiro. A memória auxilia no processo de aprendizagem e desenvolvimento por desempenhar um papel vital ao formar a base do sentimento de identidade, orientação dos pensamentos e de reações emocionais, habilidades importantes para a vida toda. O trabalho em grupo confere à atividade os aspectos importantes da interação social de cooperação, empatia, comunicação e partilha; contribuindo para o desenvolvimento de habilidades emocionais, da linguagem e da identidade que são essenciais para a preparação da vida em sociedade. Ao manipular os elementos da atividade as crianças trabalham a coordenação motora fina, a destreza manual e a consciência corporal que é base para habilidades necessárias para realizar tarefas como recortar, desenhar, pintar, escrever e manipular objetos pequenos com precisão. As crianças melhoram a habilidade de concentração e a coordenação entre olhos e mãos, fortalece a musculatura especialmente das mãos. "
  • infoCódigo BNCC
    (EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos.

    (EI02EF03) Demonstrar interesse e atenção ao ouvir a leitura de histórias e outros textos, diferenciando escrita de ilustrações, e acompanhando, com orientação do adulto-leitor, a direção da leitura (de cima para baixo, da esquerda para a direita).

    (EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.

    (EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
    Cantinho da Cultura
    Cantinho da Leitura
    Cantinho do Faz de Conta
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Exploração Livre: Permita que as crianças explorem a casinha livremente, abrindo as portas e descobrindo os animais. Incentive-as a nomear cada animal e a descrever suas características.

    Jogos de Rima: Diga uma palavra e peça às crianças para encontrarem o animal cuja porta rime com essa palavra. Por exemplo, se você disser "cão", elas devem encontrar o "leão" (se ele estiver presente e rimar no contexto da atividade).

    Histórias Rimadas: Crie histórias simples que incluem os animais na casinha. Por exemplo, "Na casinha que rimava, o cão e o leão brincavam no chão". Peça às crianças para continuarem a história usando rimas.

    Desenhos e Artes: Após a atividade com a casinha, peça às crianças para desenharem seus animais favoritos e tentarem encontrar palavras que rimem com eles. Isso reforça a associação visual e verbal.

    Dramatizações: Organize pequenas dramatizações onde as crianças interpretam os animais da casinha. Incentive-as a usar rimas em seus diálogos, promovendo a expressão verbal e a criatividade.

    Atividades de Associação: Use cartões com palavras que rimam com os nomes dos animais. Peça às crianças para combinarem os cartões com os animais corretos na casinha.

  • starCuriosidades
    “Consciência fonológica refere-se tanto à consciência de que a fala pode ser segmentada quanto à habilidade de manipular tais segmentos, e se desenvolve gradualmente à medida que a criança vai tomando consciência do sistema sonoro da língua, ou seja, de palavras, sílabas e fonemas como unidades identificáveis” (Capovilla &Capovilla, 2000).