Cubo Grafomotor

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaO Cubo Grafomotor é um recurso pedagógico que apoia o desenvolvimento integral da criança, unindo aspectos motores, cognitivos e criativos. Ao traçar linhas, desenhar e explorar suas superfícies, a criança fortalece a coordenação motora fina, desenvolve a destreza manual e aprimora a coordenação olho-mão, preparando-se para atividades como a escrita, o recorte e o desenho. A atividade também estimula a percepção visual e tátil, permitindo diferenciar formas, tamanhos e padrões, enquanto o planejamento dos traçados favorece o raciocínio lógico e a resolução de problemas. O contato com letras, números e grafismos simples introduz, de maneira concreta, as bases da pré-escrita. No campo expressivo, o cubo incentiva a criatividade e a expressão artística, oferecendo espaço para que a criança comunique ideias e emoções. Além disso, promove autonomia e confiança, já que o manuseio independente fortalece a iniciativa. Quando utilizado em grupo, estimula a colaboração, o respeito às regras e a comunicação, ampliando os benefícios da atividade para o âmbito social e emocional.
-
infoCódigo BNCC(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI03ET04) Registrar observações, manipulações e medidas, usando múltiplas linguagens (desenho, registro por números ou escrita espontânea), em diferentes suportes.
(EI03ET05) Classificar objetos e figuras de acordo com suas semelhanças e diferenças.
(EI03CG05):Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03EO03): Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da CulturaCantinho da LeituraCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1Idade escolar 2
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Desenhe Padrões no Cubo: Em cada face do cubo, desenhe diferentes padrões simples, como linhas retas, ziguezagues, curvas, espirais, círculos, etc. Certifique-se de que os desenhos sejam grandes e claros, apropriados para a faixa etária.
Exploração Inicial: Apresente o cubo para as crianças e explique que cada face tem um desenho diferente. Mostre como seguir o traçado com o dedo antes de usar um marcador.
Seguindo os Traçados: Dê um marcador para cada criança e peça para que sigam os traçados desenhados no cubo com o marcador. Encoraje-o(a)s a tentar desenhar sobre as linhas, começando do ponto de partida até o final.
Aumente a Complexidade: À medida que as crianças se tornam mais hábeis em seguir os traçados, aumente a complexidade dos padrões. Adicione linhas mais complexas, curvas intrincadas, e combinações de formas. Introduza formas que lembram letras e números para familiarizá-las com a pré-escrita.
Recriar os Padrões: Após praticarem no cubo, forneça papel e canetas para que as crianças recriem os padrões que seguiram no cubo. Isso ajuda a transferir a habilidade de seguir traçados para uma superfície plana.
-
starCuriosidadesAtividades pedagógicas infantis que envolvem a Grafomotricidade exploram o desenvolvimento das funções neurológicas e musculares necessárias para a escrita. As crianças são estimuladas a praticar movimentos motores finos, como os necessários para desenhar letras e formas, contribuindo assim para o desenvolvimento da coordenação motora e habilidades de escrita.
Referência:
RESENDE, V. B. de. Grafomotricidade. Universidade Federal de Minas Gerais: Faculdade de Educação, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (CEALE). Disponível em:< https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/grafomotricidade >. Acesso em 30 abr. 2024.