Roda Matemática

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaA matemática na maioria das vezes é vista como uma disciplina puramente teórica, conteudista e monótona, onde muitas crianças e adulto(a)s a julgam como algo cansativo e desinteressante. Cabe a nós tornar a aquisição de conhecimentos matemáticos atrativa e divertida. Essa atividade visa desenvolver capacidades cognitivas como a memorização, a noção de espaço e direções, a percepção e a atenção.
-
infoCódigo BNCC(EF02MA05)Construir fatos básicos da adição e subtração e utilizá-los no cálculo mental ou escrito.
(EF03MA05)Utilizar diferentes procedimentos de cálculo mental e escrito, inclusive os convencionais, para resolver problemas significativos envolvendo adição e subtração com números naturais.
(EF03MA06)Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com os significados de juntar, acrescentar, separar, retirar, comparar e completar quantidades, utilizando diferentes estratégias de cálculo exato ou aproximado, incluindo cálculo mental.
(EF04MA03)Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.
(EF05MA07)Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos
(EF05MA08)Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
(EF12EF01)Experimentar, fruir e recriar diferentes brincadeiras e jogos da cultura popular presentes no contexto comunitário e regional, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaIdade escolar 1Idade escolar 2
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Para a realização da atividade deve-se inicialmente dispor os bambolês no chão ou fazer círculos com giz, e no centro de cada círculo colocar números naturais repetidos ou não, dependendo do total de crianças que irão participar. Feito isso, explique para as crianças como a brincadeira funciona, organize elas do lado de fora do círculo e incentive-as a dizer a frase enquanto dão a volta: "1-2-3 vou brincando e aprendendo na roda matemática, você fica sabendo, 4-5-6 vamos todos calcular, 7-8-9 o que o professor falar". Nesse momento o professor fala alguma operação matemática para o(a)s aluno(a)s calcularem, em seguida, todo(a)s devem correr e colocar o pé no número referente ao resultado da operação. A medida que errarem, vão saindo da brincadeira, até sobrar apenas um(a). As operações matemáticas devem ser condizentes e respeitar o nível de escolaridade e a aquisição de conhecimentos do(a)s participantes, sendo uma atividade desafiadora, de fácil compreensão e prazeiroza.
-
starCuriosidadesO matemático húngaro Szabolcs Peter descobriu um número primo com 9,3 milhões de dígitos, é o sétimo maior número primo já encontrado. Este primo colossal é expresso pela fórmula 10.223 * 2^ (31172165) + 1 e apresenta um total impressionante de 9.383.761 dígitos. Como é característico dos números primos, este é apenas divisível por 1 e por ele mesmo. Para confirmar a validade de sua descoberta, Szabolcs conduziu uma extensa análise computacional, testando a divisibilidade deste gigantesco número primo por todos os números menores que sua metade.
Referência:
JORDON. Húngaro descobre número primo com 9,3 milhões de dígitos. Saber Matemática. Disponível em: < https://sabermatematica.com.br/hungaro-descobre-primo-9-milhoes-digitos.html >. Acesso em 30 abr. 2024.