Jogo da Memória: Diálogos em LIBRAS

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Trabalhar a memória visual, a atenção e a concentração, encontrando, reconhecendo e associando pares de formas contribuindo para o desenvolvimento cognitivo da criança.
  • infoCódigo BNCC
    (EF05HI06) ) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas. As tradições orais e a valorização da memória; O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças pequenas (pré-escolar)
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    É um jogo da memória temática que envolve gestos da comunicação em LIBRAS. Contém cartas com palavras e cartas com gestos. Sendo que para carta com palavra (exemplo: oi, brincar, vergonha), haverá uma outra carta com o gestos correspondente e o significado escrito abaixo da imagem. Esse jogo segue as mesmas regras do tradicional jogo da memória, cujo o objetivo é memorizar a posição das cartas rapidamente, associar as cartas correspondentes e a formar o maior número possível de pares. Desta forma os participantes devem desenvolver e aperfeiçoar o raciocínio, através da criação de relações entre imagem e sequência das cartas dispostas. Pode ser jogado por crianças de todas as idades, em dupla ou em grupo. As cartas desse jogo também permite adaptações, como a observação e reprodução dos gestos para memorização e aprendizado da Libras; ou uma competição de adivinhação dos gestos feitos conforme a imagem da carta sorteada.
  • starCuriosidades
    A origem da Língua Brasileira de Sinais: a história da nossa língua de sinais se mistura com a história dos surdos no Brasil. Até o século XV os surdos eram mundialmente considerados como ineducáveis. A partir do século XVI, com mudanças nessa visão acontecendo na Europa, essa ideia foi sendo deixada de lado. Teve início a luta pela educação dos surdos, na qual ficou marcada a atuação de um surdo francês, chamado Eduard Huet. Em 1857, Huet veio ao Brasil a convite de D. Pedro II para fundar a primeira escola para surdos do país, chamada na época de Imperial Instituto de Surdos Mudos. Com o passar do tempo, o termo “surdo-mudo” saiu de uso por ser incorreto, mas a escola seguiu forte e funciona até hoje, com o nome de Instituto Nacional de Educação de Surdos – o famoso INES. Saiba mais sobre a Libras e o aplicativo o Hand Talk (O Hand Talk é um aplicativo gratuito para celulares Android e iPhone (iOS) que permite traduzir textos em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A ferramenta usa um avatar digital, interpretado pelo personagem Hugo, para desenvolver os gestos e facilitar a comunicação com pessoas surdas ou com dificuldade auditiva) em: https://blog.handtalk.me/historia-lingua-de-sinais/