Bolinha no Aro

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaA atividade trabalha diversas habilidades motoras e cognitivas, como:
• Desenvolvimento Motor: Melhora a coordenação motora fina e grossa, o equilíbrio e a precisão.
• Aprendizagem Cognitiva: Melhora a concentração, a atenção, a confiança. Além disso, introduz conceitos artísticos, linguísticos e de cores, números e operações matemáticas de forma lúdica.
• Exploração Sensorial: Estimula a exploração de diferentes texturas e a compreensão de causa e efeito.
• Socialização e Regras: Ensina a importância de seguir regras e cooperar em atividades em grupo.
-
infoCódigo BNCC(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da CulturaCantinho do Faz de ContaCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaBebêsCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)
-
sports_kabaddiComo Brincar ?O objetivo é arremessar a bolinha para acertar dentro do aro do bambolê, onde há uma fita adesiva para fixação das bolinhas. Contudo, a atividade pode ser adaptada para diferentes faixas etárias, trabalhando diversas habilidades motoras e cognitivas.
PARA BEBÊS
1. Exploração Tátil: Prenda algumas bolinhas na fita adesiva do bambolê e incentive o(a) bebê a puxá-las. Isso ajuda a fortalecer os músculos das mãos e desenvolver a coordenação motora. Deixe o(a) bebê explorar as texturas das bolinhas e da fita adesiva.
2. Movimentos Simples: Mostre ao(a) bebê como arremessar ou empurrar as bolinhas em direção ao bambolê. Ajude o(a) bebê a realizar o movimento, celebrando cada tentativa.
PARA CRIANÇAS BEM PEQUENAS
1. Arremesso Simples: Peça para a criança arremessar as bolinhas no bambolê de uma distância curta. Aumente gradualmente a distância conforme a criança se desenvolve.
2. Trabalhando Cores: Use bolinhas de diferentes cores e peça para a criança acertar uma cor específica. Pergunte, por exemplo, "Pode acertar a bolinha azul no aro?".
3. Contagem: Após alguns arremessos, peça para a criança contar quantas bolinhas conseguiu acertar no aro. Isso ajuda a desenvolver habilidades de contagem e numeração.
PARA CRIANÇAS MAIORES EM IDADE PRÉ-ESCOLAR
1. Desafio de Distâncias: Marque diferentes distâncias no chão e atribua pontos para cada uma. Por exemplo, 1 ponto para a distância mais curta, 2 pontos para a média e 3 pontos para a mais longa. Peça para a criança tentar arremessar a bolinha de cada uma das distâncias, somando os pontos no final.
2. Pontuação por Cores: Atribua valores a cada cor de bolinha (Ex. vermelho = 1 ponto, azul = 2 pontos, amarelo = 3 pontos). No final, peça para a criança somar os pontos das bolinhas que conseguiu acertar no aro. Incentive a criança a realizar a soma dos pontos, ajudando-a a desenvolver habilidades matemáticas básicas.
3. Regras e Respeito: Ensine a criança a respeitar as regras estabelecidas, como arremessar da linha marcada e esperar a sua vez, promovendo disciplina e cooperação.
-
starCuriosidadesA brincadeira de arremessar a bolinha nas fitas adesivas fixas no aro do bambolê é mais do que uma simples diversão, é uma oportunidade rica para o desenvolvimento infantil. Ao definir a distância do aro e das crianças, gradualmente aumentando conforme o progresso, promove-se não apenas habilidades motoras, mas também o respeito às regras estabelecidas. Além disso, essa atividade oferece inúmeras possibilidades de aprendizado, como o reconhecimento de cores, quantidades e até mesmo operações matemáticas, adaptadas para cada faixa etária. Desde bebês, que exploram texturas ao tentar arrancar as bolinhas, até crianças maiores, que somam pontos conforme a cor, dentre outras possibilidades lúdicas educativas, essa brincadeira estimula o desenvolvimento físico, cognitivo e social das crianças.
Referências:
ROCHA, A. M.; SILVA, L. C. A importância do brincar na primeira infância. Revista Brasileira de Educação Infantil, 5(1), 45-58. Rio de Janeiro, Brasil: Editora ABC, 2019.
GOMES, M. A.; OLIVEIRA, R. S. Brincadeiras e jogos na educação infantil: estratégias para o desenvolvimento integral da criança. São Paulo, Brasil: Editora Moderna, 2020.