Janelinha da família

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    É uma maneira maravilhosa de integrar aprendizado e diversão, proporcionando às crianças uma experiência rica e emocionalmente significativa. Além disso, estimula:

    • O aprimoramento motor: Abrir e fechar as janelinhas ajuda a desenvolver a coordenação motora fina.

    • O reconhecimento e a memória: As crianças aprendem a reconhecer rostos familiares e a memorizar informações sobre eles.

    • O desenvolvimento linguístico: Interações verbais durante a atividade promovem o desenvolvimento da linguagem e vocabulário.

    • Os vínculos afetivos: A atividade ajuda a fortalecer os laços familiares e a construir uma sensação de segurança e pertencimento.

    • A criatividade e a imaginação: Contar histórias e decorar o álbum estimula a imaginação e a criatividade das crianças.

  • infoCódigo BNCC
    (EI01EO05) Reconhecer seu corpo e expressar suas sensações em momentos de alimentação, higiene, brincadeira e descanso.

    (EI01EF07) Conhecer e manipular materiais impressos e audiovisuais em diferentes portadores (livro, revista, gibi, jornal, cartaz, CD, tablet etc.).

    (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
    Cantinho da Cultura
  • child_careFaixa Etária
    Bebês
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Atividades de Exploração por Idade:

    1. Bebês (0 – 1 ano e 6 meses de idade)

    • Exploração Simples: Apresente o álbum com as janelinhas fechadas. Mostre ao bebê como abrir as janelas e incentivá-lo a fazer o mesmo. Diga o nome da pessoa na foto cada vez que uma janela é aberta, ajudando o bebê a reconhecer rostos e nomes.

    • Interação Verbal: Pergunte "Quem é?" quando o bebê abre uma janela e responda com o nome do familiar, incentivando a repetição e a vocalização.

    2. Crianças bem pequenas (1 ano e 6 meses a 3 anos e 11 meses de idade)

    • Reconhecimento e Memória: Peça para a criança abrir uma janela e identificar quem está na foto. Depois, peça para ela fechar as janelas e encontrar a mesma pessoa novamente, reforçando a memória.

    • Histórias Curiosas: Conte pequenas histórias sobre cada pessoa na foto quando a janela for aberta, ajudando a criança a formar conexões afetivas e a desenvolver a linguagem.

    3. Crianças maiores em Idade Pré-escolar (4 anos a 5 anos e 11 meses de idade)

    • Jogos de Memória: Jogue jogos de memória onde a criança deve abrir duas janelas e tentar encontrar os pares correspondentes. Se não encontrar, deve fechar novamente e tentar até conseguir.

    • Desafios de Perguntas: Faça perguntas sobre as pessoas nas fotos, como "Quem é essa pessoa?" ou "Onde essa pessoa mora?", ajudando a criança a lembrar informações e desenvolver habilidades de comunicação.

    4. Crianças em Idade Escolar 1 e 2 (de 6 a 8 anos [1] e de 8 a 10 anos [2])

    • Histórias e Descrições: Peça para a criança escrever ou contar uma pequena história ou descrição sobre a pessoa na foto, ajudando a desenvolver habilidades de escrita e narrativa.

    • Jogos Educativos: Crie jogos educativos onde a criança precisa resolver uma pequena questão (como uma soma simples) para abrir uma janela, incentivando o aprendizado de forma lúdica.

  • starCuriosidades
    Você sabia que a primeira fotografia do mundo foi tirada em 1826 por Joseph Nicéphore Niépce? Utilizando um processo chamado heliografia, Niépce capturou uma imagem permanente da vista de uma janela de sua casa. Essa invenção revolucionou a forma como vemos e registramos o mundo ao nosso redor. Introduzir atividades pedagógicas com fotografia para crianças pode não só despertar a criatividade, mas também promover a compreensão da história e da ciência por trás dessa arte.

    Referências:

    ROSENBLUM, N. A história da fotografia. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1984.

    GOUVEIA, L. O uso da fotografia como recurso pedagógico na educação infantil. Revista de Educação e Tecnologia, 12(1), 45-58. Belo Horizonte, Brasil: Editora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2019.