Sopra-bolinha

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaO brinquedo estimula a coordenação visomotora, o controle da respiração e habilidades intelectuais na compreensão de conceitos básicos de física, como o fluxo de ar e a gravidade.
-
infoCódigo BNCC(EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
(EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da CulturaCantinho do Faz de ContaCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Atividades de Exploração
1. Competição de Sopro:
• Faça uma competição amigável onde as crianças devem manter a bolinha no ar pelo maior tempo possível.
• Marque o tempo de cada criança e incentive-as a melhorar seu desempenho, promovendo a prática e o controle da respiração.
2. Alvos no Chão:
• Coloque alvos no chão (círculos desenhados) a diferentes distâncias.
• As crianças devem soprar a bolinha e tentar fazer com que ela caia nos alvos. Isso ajuda a desenvolver a precisão e a coordenação olho-mão.
3. Desafios de Distância: • Desafie as crianças a ver quem consegue soprar a bolinha mais longe.
• Marque a distância alcançada por cada criança e veja quem consegue superar seu próprio recorde.
4. História de Aventura:
• Crie uma história onde a bolinha é um personagem (como um astronauta ou uma fada) que precisa completar uma missão.
• As crianças podem ajudar o personagem soprando a bolinha para que ela "voe" até o destino, desenvolvendo a criatividade e a narrativa.
5. Controle da Respiração:
• Ensine as crianças sobre a importância da respiração controlada e como isso pode afetar o movimento da bolinha.
• Faça exercícios de respiração antes da atividade para que as crianças entendam como a força e a duração da respiração influenciam a bolinha.
-
starCuriosidadesBrincar de soprar bolinhas no ar não apenas diverte as crianças, mas também pode ser uma oportunidade para explorar conceitos físicos e desenvolver habilidades motoras. Ao soprar a bolinha, as crianças experimentam a força do ar e a resistência do objeto, além de aprimorarem sua coordenação e controle respiratório. Essa atividade simples e acessível pode ser enriquecida com desafios e explorações, tornando-a uma valiosa ferramenta pedagógica.
Referência:
SANTOS, A. S.; OLIVEIRA, M. F. Sopra-bolinhas no ar: explorando conceitos físicos na educação infantil. Revista Educação em Foco, 14(2), 87-95. Juiz de Fora, Brasil: Editora UFJF, 2020.