Sopra-bolinha

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    O brinquedo estimula a coordenação visomotora, o controle da respiração e habilidades intelectuais na compreensão de conceitos básicos de física, como o fluxo de ar e a gravidade.
  • infoCódigo BNCC
    (EI01CG02) Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.

    (EI01ET05) Manipular materiais diversos e variados para comparar as diferenças e semelhanças entre eles.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Cultura
    Cantinho do Faz de Conta
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Atividades de Exploração

    1. Competição de Sopro:

    • Faça uma competição amigável onde as crianças devem manter a bolinha no ar pelo maior tempo possível.

    • Marque o tempo de cada criança e incentive-as a melhorar seu desempenho, promovendo a prática e o controle da respiração.

    2. Alvos no Chão:

    • Coloque alvos no chão (círculos desenhados) a diferentes distâncias.

    • As crianças devem soprar a bolinha e tentar fazer com que ela caia nos alvos. Isso ajuda a desenvolver a precisão e a coordenação olho-mão.

    3. Desafios de Distância: • Desafie as crianças a ver quem consegue soprar a bolinha mais longe.

    • Marque a distância alcançada por cada criança e veja quem consegue superar seu próprio recorde.

    4. História de Aventura:

    • Crie uma história onde a bolinha é um personagem (como um astronauta ou uma fada) que precisa completar uma missão.

    • As crianças podem ajudar o personagem soprando a bolinha para que ela "voe" até o destino, desenvolvendo a criatividade e a narrativa.

    5. Controle da Respiração:

    • Ensine as crianças sobre a importância da respiração controlada e como isso pode afetar o movimento da bolinha.

    • Faça exercícios de respiração antes da atividade para que as crianças entendam como a força e a duração da respiração influenciam a bolinha.

  • starCuriosidades
    Brincar de soprar bolinhas no ar não apenas diverte as crianças, mas também pode ser uma oportunidade para explorar conceitos físicos e desenvolver habilidades motoras. Ao soprar a bolinha, as crianças experimentam a força do ar e a resistência do objeto, além de aprimorarem sua coordenação e controle respiratório. Essa atividade simples e acessível pode ser enriquecida com desafios e explorações, tornando-a uma valiosa ferramenta pedagógica.

    Referência:

    SANTOS, A. S.; OLIVEIRA, M. F. Sopra-bolinhas no ar: explorando conceitos físicos na educação infantil. Revista Educação em Foco, 14(2), 87-95. Juiz de Fora, Brasil: Editora UFJF, 2020.