Engole o Nariz do Palhaço
-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaAo participar dessa atividade as crianças desenvolvem habilidades essenciais para o seu crescimento, como a coordenação motora e da precisão, o estímulo da concentração, da atenção, da socialização, da criatividade e da imaginação.
-
infoCódigo BNCC(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras possibilidades.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da CulturaCantinho do Faz de ContaCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?A criança deverá colocar as bolas dentro do nariz do palhaço usando o tabuleiro. No mais:
1. Explicação da Brincadeira: Apresente o brinquedo "Engole o Nariz do Palhaço" às crianças. Explique que elas devem direcionar as bolinhas/narizes para o buraco do nariz do palhaço, tentando encaixá-los no espaço.
2. Brincadeira Dirigida: Demonstre como jogar algumas bolinhas no nariz do palhaço para as crianças. Peça às crianças que formem uma fila e, uma por vez, tentem jogar as bolinhas ou narizes no buraco do nariz do palhaço.
3. Exploração Livre: Após todas as crianças terem tido uma chance de jogar, permita uma exploração livre. Deixe as crianças brincarem com o brinquedo sem muitas regras, estimulando sua criatividade e imaginação.
4. Variações e Desafios: Introduza diferentes desafios, como aumentar a distância entre as crianças e a caixa, ou pedir que joguem com a mão não dominante. Cronometre o tempo que cada criança leva para acertar um certo número de bolinhas ou narizes, criando uma competição saudável.
-
starCuriosidadesA origem do primeiro personagem palhaço remonta à Idade Média, quando indivíduos assumiam o papel de "bobos da corte", incumbidos de entreter o rei e sua corte com sua irreverência e humor. Os "bobos da corte" caracterizavam-se pelo uso de máscaras extravagantes, trajes largos e sapatos cômicos, constituindo espetáculos realizados por grupos teatrais. Essas apresentações não apenas proporcionavam entretenimento, mas também exploravam elementos como piadas, ironias e até mesmo momentos de romantismo, cativando o público com sua versatilidade e habilidade em divertir.
Referência:
MELLO, L. A. A história do palhaço. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2014.