Dia e Noite

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Mostrar o fenômeno do dia e da noite representando de forma concreta como essa manifestação natural ocorre de maneira científica. Nesse sentido, essa estratégia de brincadeira não só torna o aprendizado lúdico e concreto, mas também incentiva a curiosidade científica desde cedo, permitindo que as crianças compreendam melhor os fenômenos naturais.
  • infoCódigo BNCC
    (EF01CI05) Identificar e nomear diferentes escalas de tempo: os períodos diários (manhã, tarde, noite) e a sucessão de dias, semanas, meses e anos.

    (EF01CI06) Selecionar exemplos de como a sucessão de dias e noites orienta o ritmo de atividades diárias de seres humanos e de outros seres vivos.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
    Cantinho da Cultura
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Materiais Necessários: Uma caixa grande de papelão. Uma lanterna (representando o Sol). Um globo terrestre ou uma esfera de isopor (representando a Terra). Tintas preta e azul (para pintar o interior da caixa representando o espaço e o céu) ou cartolina, papel crepom e outros materiais para decorar e reforçar a maquete.

    Passos:

    Preparação da Maquete: Pinte o interior da caixa de papelão com tinta preta para representar o espaço. Pode-se adicionar estrelas com tinta branca ou adesivos fosforescentes. Coloque a esfera de isopor ou o globo terrestre no centro da caixa, fixando-o de forma que possa girar.

    Apresentação Inicial: Explique às crianças que vocês vão criar uma maquete para entender como ocorre o dia e a noite na Terra. Introduza a lanterna como o "Sol" e a esfera como a "Terra".

    Brincadeira Guiada: Apague as luzes da sala para criar um ambiente mais escuro. Ligue a lanterna e aponte-a para um lado da esfera, explicando que a parte iluminada representa o dia. Gire lentamente a esfera, mostrando como a luz se move e como isso faz com que diferentes partes da Terra experimentem o dia e a noite. Incentive as crianças a girarem a esfera para verem por si mesmas como a luz da lanterna ilumina diferentes partes, reforçando o conceito de rotação da Terra.

    Exploração e Interação: Peça às crianças que observem como a luz (dia) e a sombra (noite) mudam de posição conforme a esfera gira. Discuta como o dia e a noite se alternam em um ciclo contínuo, usando termos simples e analogias com suas rotinas diárias.

    Conclusão e Revisão: Pergunte às crianças o que aprenderam sobre o dia e a noite. Reforce a explicação científica com uma história ou uma música sobre o dia e a noite. Deixe as crianças desenharem ou pintarem o que aprenderam, criando suas próprias interpretações do fenômeno.

  • starCuriosidades
    A palavra “Dia” tem dois significados. Um é que significa o período de 24 h, e o outro significa o período em que o sol está de pé no firmamento. Um dia no 1º sentido, tem 24 horas. O dia, no segundo sentido dura o tempo em que o sol estiver aparecendo no céu. A Noite é o nome do período em que o sol sumiu do céu devido a rotação da terra, que encobre a sua visão. Na média, dia e noite deveriam ter cada um, 12 horas de duração. Mas por questões de estações do ano, por causa da inclinação do eixo da terra, estas durações variam de acordo com a época do ano e o local da terra em que você está. Dia e noite são relativos ao ponto de vista de quem habita o planeta terra, e não de quem habita o espaço. Essa divisão do tempo é fundamental para a organização da vida cotidiana e para compreender os ciclos naturais do planeta.

    Referência:

    PORTAL SÃO FRANCISCO. Dia e Noite. Disponível em: < https://www.portalsaofrancisco.com.br/astronomia/dia-e-noite >. Acesso em: 25 abr. 2024.