Encaixe de Macarrão no Escorredor

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaEstimula a motricidade fina, a concentração, a paciência e a coordenação visomotora.
-
infoCódigo BNCC(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois).
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Primeiro observe se o escorredor não oferece nenhum risco à criança, como parafusos frouxos, pontas, etc. Depois, apresente o escorredor e o espaguete cru e deixe a criança explorar os materiais. Após esse primeiro momento insira um macarrão no furinho do escorredor e incentive a criança a fazer o mesmo, sempre supervisionando. Para as crianças maiores, além de ir contando junto com elas a quantidade de espaguetes colocados, pode-se dificultar pedindo para colocarem o macarrão por um furo e atravessar pelo furo do outro lado.
-
starCuriosidadesVocê sabia que existe o Dia Mundial do Macarrão? Dia 25 de outubro é comemorado em alguns países, como: Brasil, Estados Unidos e Itália. A data existe em diversos países e foi criada em 1995 durante o 1º Congresso Mundial de Pasta, em Roma, na Itália. No Brasil, ela foi instituída em 2014. Outra curiosidade é que o macarrão teria surgido na China há 4 mil anos e se espalhado pela Itália por meio do explorador italiano Marco Polo, embora haja outras versões dizendo que ele já existia no Ocidente antes disso.
Referência:
AGÊNCIA BRASIL. Brasil é o terceiro maior produtor de macarrão do mundo. Disponível em: < https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2019-10/brasil-e-o-terceiro-maior-produtor-de-macarrao-do-mundo >. Acesso em: 25 abr. de 2024.