Semáforo do Comportamento

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Incentiva as crianças a identificarem e a entenderem os seus sentimentos e condutas. Além de estimular o autocontrole, a consciência psicológica e o respeito as regras de bom convívio pessoal e social.
  • infoCódigo BNCC
    (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
    Cantinho da Cultura
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Construa um diálogo sobre o que é um bom comportamento e relacione-o com as cores e a função de um semáforo. Depois, disponibilize o material para as crianças observá-lo e usá-lo como referência e atenção para os próprios comportamentos e de outras pessoas.
  • starCuriosidades
    Interessante notar que o semáforo, tal como conhecemos hoje, com suas três cores e luzes, teve sua origem na cidade de Detroit, nos Estados Unidos, onde a policial de trânsito Willian Potts foi pioneira ao desenvolver um sistema automático para facilitar a mobilidade automotiva local. Antes dessa inovação, os semáforos de duas cores já eram utilizados desde o século XIX em ferrovias, visando regular o tráfego dos trens. Posteriormente, na segunda metade do mesmo século, os ingleses adaptaram esse sistema, antes exclusivo das ferrovias, para o contexto das ruas urbanas.

    Referências:

    J.H. Barr e F.R. Maw. Sinais de Trânsito: Sua Evolução e Construção. Publicado pela Imperial College Press, Londres, Reino Unido, em 1925.

    L.J. Kamm. A História dos Sinais de Trânsito. Publicado na revista "The American City", Estados Unidos, em setembro de 1939. M. Wachs e D. Cope. De Semáforos a Sinais de Trânsito: A Evolução dos Dispositivos de Controle de Tráfego nos Estados Unidos. Publicado na revista "Transportation Research Record", Estados Unidos, em 1979.