Corrida de Pinguim

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    A atividade integra o desenvolvimento físico e socioemocional, proporcionando experiências que estimulam o equilíbrio, a consciência corporal e a interação entre as crianças.

    Ao caminhar com o balão entre as pernas, a criança aprimora o controle corporal e ajusta a postura para evitar que o objeto caia, fortalecendo habilidades que contribuem para maior segurança nos movimentos e atenção à posição do corpo no espaço. A ação também exige concentração e foco para completar o percurso, desenvolvendo persistência e autoconfiança.

    Por ser uma corrida, a prática promove o respeito às regras, a paciência ao esperar a vez e a capacidade de lidar de forma saudável com vitórias e derrotas. Esses aspectos fortalecem o espírito de cooperação e a resiliência, tornando a brincadeira uma experiência divertida e construtiva.

  • infoCódigo BNCC
    (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo orientações.

    (EI03EO02) Enfrentar desafios em brincadeiras e jogos para desenvolver confiança em si próprio.

    (EI03EO01) Agir de maneira independente, com confiança em suas capacidades, reconhecendo suas conquistas e limitações.

    (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias, atividades artísticas, entre outras.

    (EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.

    (EF12EF07) – Experimentar diferentes elementos básicos da ginástica, como equilíbrios, saltos, giros, rotações, com ou sem materiais, adotando procedimentos de segurança.

    (EF12EF09) – Participar da ginástica geral, identificando as potencialidades e os limites do corpo, e respeitando as diferenças individuais

    (EF12EF06) – Discutir a importância das normas e regras dos esportes e práticas corporais para garantir a segurança e a integridade de todos

    (EF12EF01) – Experimentar, fruir e recriar brincadeiras e jogos da cultura popular, reconhecendo e respeitando as diferenças individuais de desempenho dos colegas.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
    Idade escolar 2
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Marque onde será a largada e a chegada com um traço no chão, por exemplo, feito de giz ou colando uma fita. Além disso, encha o balão e peça para a criança colocar o balão entre as pernas e correr todo o trajeto sem derrubar ou estourá-lo, se acaso ele cair a criança deverá voltar ao início. Você também poderá criar percursos diferentes, fazendo traços ondulados, ziguezagues, dentre outras possibilidades.
  • starCuriosidades
    Os pinguins são aves que não voam, mas são grandes nadadores e mergulhadores. Passam a maior parte do tempo dentro da água, realizando todas as necessidades vitais ali, conseguindo até mesmo dormir. São animais monogâmicos, trocando de parceiro apenas quando um deles é estéril ou morre. Existem cerca de 17 ou 18 espécies de pinguins, o menor medindo em média 40 centímetros e o maior 1 metro.

    Referência:

    Superinteressante. Existem quantas espécies de pinguim? Disponível em: < https://super.abril.com.br/mundo-estranho/existem-quantas-especies-de-pinguim >. Acesso em 24 de abril de 2024.