Pulmões de saquinho e cartolina

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaFornecer para a criança a ideia real de como os pulmões funcionam através de uma atividade lúdica e concreta. O material simula o sistema respiratório e dessa forma o(a)s aluno(a)s poderão identificar suas partes e localizá-las no aparelho, proporcionando por exemplo, o ensino anatômico, bons hábitos, prevenção de possíveis doenças, dentre diversos outros benefícios.
-
infoCódigo BNCC(EF01CI02) Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da Cultura
-
child_careFaixa EtáriaCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?1) Mostre às crianças o modelo dos pulmões de cartolina com os saquinhos plásticos e explique que os saquinhos representam os pulmões, a cartolina a traqueia e os canudos a passagem do ar. 2) Demonstre como o ar entra pelos canudos e enche os saquinhos (pulmões) quando você sopra levemente no canudo. Isso simula a inalação. 3) Mostre como os saquinhos esvaziam quando você para de soprar, simulando a exalação. 4) Peça às crianças para identificar e nomear cada parte do modelo: pulmões (saquinhos plásticos), traqueia (cartolina), e o canudo como a passagem de ar.
-
starCuriosidadesO recorde mundial de apneia pertence a Stig Severinsen, um mergulhador livre da Dinamarca, que conseguiu ficar 22 minutos sem respirar debaixo d'água. Essa conquista notável demonstra a incrível capacidade humana de adaptação e controle do corpo em condições extremas.
Stig Severinsen não é apenas um atleta de apneia, ele também é um médico e fisiologista reconhecido, especializado em técnicas de respiração e controle do estresse.
Referência:
Severinsen, Stig. A Arte da Respiração Consciente. Editora: Morgan James Publishing. Nova Iorque: EUA, 2013.