Carimbos de EVA

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Os carimbos tem a intencionalidade de incentivar a imaginação, estimular a coordenação motora fina e também a aprendizagem das cores, das formas, das letras, dentre outras possibilidades ou temas que deseja-se trabalhar ludicamente com essa atividade.
  • infoCódigo BNCC
    (EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.

    (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

    (EI02EF07) Manusear diferentes portadores textuais, demonstrando reconhecer seus usos sociais.

    (EI02EF09) Manusear diferentes instrumentos e suportes de escrita para desenhar, traçar letras e outros sinais gráficos.

    (EI02ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, massa, tamanho).

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    As regras podem ser criadas de acordo com uma intencionalidade específica desejada. Contudo, também pode-se dar às crianças os carimbos, tinta atóxica e permissão para explorarem livremente os itens. Isso incentiva a criatividade, a expressão linguística e artística.
  • starCuriosidades
    O carimbo tem suas raízes na técnica antiga de xilogravura, utilizada principalmente na impressão de documentos religiosos em madeira esculpida à mão. Originária da China, essa técnica foi adotada no Ocidente já no século VI, aparecendo em ilustrações de livros e cartas de baralho. Realizado por artesãos, o processo envolvia esculpir um desenho em relevo na madeira, que, quando tingido e pressionado sobre uma superfície como tecido, produzia impressões idênticas.

    A xilogravura é uma das técnicas mais antigas de impressão, remontando a séculos antes da invenção da prensa de tipos móveis por Gutenberg no século XV.

    Referência:

    Tsien, Tsuen-Hsuin. A história da impressão na China e sua difusão na Europa. Editora: Cambridge University Press. Cambridge: Reino Unido, 2019.