Blocos de Montar

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaA atividade com blocos de montar favorece o desenvolvimento integral da criança, unindo aspectos motores, cognitivos, sociais e emocionais em uma experiência lúdica e criativa.
A manipulação das peças aprimora a coordenação motora fina, pois exige precisão dos dedos e das mãos, além de desenvolver a coordenação óculo-manual e a percepção espacial ao posicionar os blocos para formar diferentes estruturas. Nesse processo, a criança compreende conceitos como equilíbrio e simetria, fortalecendo o controle corporal e a atenção aos detalhes.
O ato de construir estimula o raciocínio lógico, a resolução de problemas e a compreensão de causa e efeito, como quando percebe que uma base instável faz a torre cair. A brincadeira também introduz de forma concreta noções matemáticas de tamanho, forma, peso, contagem e agrupamento, enquanto promove a imaginação e a criatividade.
Quando realizada em grupo, a atividade incentiva a cooperação, o compartilhamento e a comunicação entre as crianças. Além disso, contribui para a autonomia e a autoconfiança, já que cada construção representa a materialização de suas ideias, ajudando-as a lidar com a frustração e a persistir diante dos desafios.
-
infoCódigo BNCC(EI01CG05) Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de diferentes materiais e objetos.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03ET01) Explorar e descrever semelhanças e diferenças entre as características e propriedades dos objetos (textura, peso, tamanho, cor, formato, etc.).
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaBebêsCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)
-
sports_kabaddiComo Brincar ?O professor ou os pais podem iniciar a atividade oferecendo os blocos em um espaço tranquilo e convidando a criança a explorá-los livremente. Em seguida, podem propor pequenos desafios, como montar uma torre alta, separar os blocos por cores ou formas, ou reproduzir um modelo simples. Durante a brincadeira, é importante incentivar a criança a experimentar diferentes combinações, observar o que acontece quando a base não está firme e buscar soluções para manter a construção em pé.
Quando realizada em grupo, o adulto pode orientar para que as crianças construam juntas, compartilhem peças e combinem ideias, estimulando a cooperação e o diálogo. Ao final, é interessante valorizar as produções, conversar sobre o que cada um construiu e destacar o esforço, a criatividade e a persistência demonstrados. Para os bebês o manuseio das peças auxilia nos movimentos de preensão, encaixe e lançamento ao oferecer para o brincar livre.
-
starCuriosidades
Esta é uma atividade utilizada tanto dentro de casa quanto na escola para auxiliar no desenvolvimento de espaço e coordenação motora de bebês.