Bonequinhos de Palito de Fósforo

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaDesenvolve a coordenação motora fina através do movimento de pinça, estimula o movimento de posição dos dedos em que o polegar e o indicador se juntam para segurar um objeto pequeno. Tais habilidades são de suma importância para a criança conseguir manusear o lápis de maneira correta e fazer as curvas das letras. Também desenvolve a atenção, a memória, a concentração, as capacidades cognitivas de comparação, análise e síntese. Além de estimular a imaginação e a criatividade.
-
infoCódigo BNCC(EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.
(EI03ET01) Estabelecer relações de comparação entre objetos, observando suas propriedades.
(EI02ET04) Identificar relações espaciais (dentro e fora, em cima, embaixo, acima, abaixo, entre e do lado) e temporais (antes, durante e depois)
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da Arte
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Para desenvolver a atividade vamos precisar de tampinhas de garrafa PET, alguns palitos de fósforos usados ou não, duas folhas de sulfites, pincel ou caneta e cola. Inicialmente cole as tampinhas de garrafa numa folha em branco, referente a quantidade de bonecos que as crianças irão montar. Na outra desenhe as posições corporais ou imprima algum modelo pronto encontrado facilmente na internet. Após instrua a criança construir através da percepção visual do modelo pronto o seu próprio bonequinho. Para diversificar, após a realização da atividade pedir para as crianças tentarem reproduzir tal posição corporal, o objetivo aqui não é conseguir imitar perfeitamente e sim desenvolver a motricidade e se divertir.
Observação: Os materiais podem ser substituídos conforme sua necessidade e disponibilidade. Ao invés de palitos de fósforos podem ser usados canudos, palitos de sorvete ou pequenos pedaços de barbante por exemplo.
-
starCuriosidadesAo contrário do que muitas pessoas acreditam, o palito de fósforo não contém fósforo em sua composição. Sua cabeça vermelha é composta por três substâncias distintas: um combustível (trissulfeto de antimônio), um oxidante (clorato de potássio) e um agente para minimizar a produção de fumaça (fosfato de amônio). Quando a cabeça do palito é friccionada contra a superfície da caixa, ocorre uma reação que converte o fósforo vermelho em fósforo branco, altamente reativo. Esse fósforo branco reage com o oxigênio do ar, gerando calor e provocando a ignição. O clorato de potássio atua como um oxidante, alimentando a combustão e proporcionando uma chama contínua, enquanto os óxidos de enxofre criados na reação são responsáveis pelo característico odor de queimado. A fumaça resultante é composta principalmente por vapor de água e partículas finas derivadas da combustão.
Obs.: O fosfato de amônio presente na cabeça do palito serve para reduzir a quantidade de fumaça produzida durante a ignição, proporcionando uma experiência mais limpa e segura.
Referência:
Meinwald, R.H, e Schuster, G.B. A Química da Ignição do Fósforo. Editora: Wiley-VCH. Nova Iorque: EUA, 2003.