Tambor de latas de batata frita

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaDesenvolve a sociabilidade, a imaginação, a comunicação, a expressividade e a coordenação viso motora. Também favorece a socialização e a expressão artística da criança.
-
infoCódigo BNCC(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.
(EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.
(EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da CulturaCantinho do Faz de Conta
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1Idade escolar 2
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Manusear e explorar livremente o tambor com as baquetas. Também pode direcionar o brinquedo para junto ao corpo ao brincar de bater, cantar músicas ou emitir sons livres, etc.
-
starCuriosidadesOs tambores têm sido fundamentais desde os primórdios da humanidade, evidenciados por descobertas arqueológicas do período Neolítico. Um notável exemplo é um tambor descoberto numa escavação na Morávia, datado de aproximadamente 6000 anos antes de Cristo. Essas relíquias não apenas testemunham a longa história da percussão, mas também destacam sua relevância cultural e social ao longo dos tempos. Alguns dos tambores mais antigos conhecidos foram feitos com peles de animais esticadas sobre molduras de madeira, demonstrando tal habilidade já presente na Antiguidade na criação de instrumentos musicais.
Referências:
Burkholder, J. Peter. A História da Música. Editora Schwarcz, São Paulo, 2010.
Fink, Robert Karl. A Origem da Música: Uma Teoria do Desenvolvimento Universal da Música. Editora Logos International. Nashville, 1997.