Tambor de latas

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    A atividade integra o desenvolvimento físico, cognitivo e criativo, oferecendo experiências que ampliam a confiança, a expressão e o prazer em aprender. A confecção do tambor com latas recicladas estimula a coordenação motora fina, a criatividade e o entendimento sobre reaproveitamento e sustentabilidade, fortalecendo a autonomia e a consciência ambiental. Ao tocar, a criança aprimora a coordenação motora grossa e a coordenação óculo-manual com as baquetas, desenvolvendo controle corporal, precisão e ritmo. A exploração de diferentes sons favorece a percepção auditiva e a expressão emocional, enquanto o uso lúdico do instrumento promove interação social e ampliação do repertório musical.
  • infoCódigo BNCC
    (EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.

    (EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.

    (EI02TS01) Criar sons com materiais, objetos e instrumentos musicais, para acompanhar diversos ritmos de música.

    (EI02TS03) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.

    (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.

    (EI03CG05) Coordenar suas habilidades manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações diversas.

    (EI02TS01) Utilizar sons produzidos por materiais, objetos e instrumentos musicais para acompanhar diversos ritmos de música.

    (EI03TS03) Reconhecer as qualidades do som (intensidade, duração, altura e timbre), utilizando-as em suas produções sonoras e ao ouvir músicas e sons.

    (EI03EO04) Comunicar suas ideias e sentimentos a pessoas e grupos diversos, incluindo o uso de tecnologias digitais.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho da Arte
    Cantinho da Cultura
    Cantinho do Faz de Conta
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
    Crianças pequenas (pré-escolar)
    Idade escolar 1
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Manuseie e explore o tambor com as baquetas, batendo livremente ou acompanhando músicas. Alterne velocidade e intensidade das batidas, invente sequências para repetir e aproxime o instrumento do corpo para criar sons e ritmos variados.
  • starCuriosidades
    Os tambores têm sido fundamentais desde os primórdios da humanidade, evidenciados por descobertas arqueológicas do período Neolítico. Um notável exemplo é um tambor descoberto numa escavação na Morávia, datado de aproximadamente 6000 anos antes de Cristo. Essas relíquias não apenas testemunham a longa história da percussão, mas também destacam sua relevância cultural e social ao longo dos tempos. Alguns dos tambores mais antigos conhecidos foram feitos com peles de animais esticadas sobre molduras de madeira, demonstrando tal habilidade já presente na Antiguidade na criação de instrumentos musicais.

    Referências:

    Burkholder, J. Peter. A História da Música. Editora Schwarcz, São Paulo, 2010.

    Fink, Robert Karl. A Origem da Música: Uma Teoria do Desenvolvimento Universal da Música. Editora Logos International. Nashville, 1997.