Microfone

-
import_contactsIntencionalidade Pedagógica"Esta atividade estimula a linguagem e a comunicação ao incentivar que as crianças se expressem com criatividade, desenvolvendo a oralidade e a autoconfiança enquanto brincam. A criação do microfone com materiais recicláveis estimula a criatividade e fortalece a consciência ambiental, ao mostrar que objetos descartáveis podem ganhar uma nova função. Além disso, ao cortar, colar e montar as partes, a criança exercita a coordenação motora fina e a destreza manual — habilidades essenciais para a escrita e para outras tarefas do dia a dia. Essa proposta pode ser ampliada com atividades como encenação de telejornais, apresentações musicais ou rodas de conversa, tornando o aprendizado mais lúdico e significativo. "
-
infoCódigo BNCC(EI02TS01) Utilizar diferentes fontes sonoras disponíveis no ambiente em brincadeiras cantadas, canções, músicas e melodias.
(EI02EF01) Dialogar com crianças e adultos, expressando seus desejos, necessidades, sentimentos e opiniões.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da CulturaCantinho do Faz de Conta
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Manusear e explorar livremente o microfone, ademais, direcionar o brinquedo para a boca ao brincar de cantar músicas ou emitir sons, falas, etc.
-
starCuriosidadesEmile Berliner, colaborador de destaque do renomado inventor Thomas Edison, é reconhecido por ter desenvolvido o primeiro microfone moderno. A invenção não apenas contribuiu para avanços na comunicação, mas também para transformações na indústria musical e de áudio. Este marco histórico estabeleceu as bases para a tecnologia de gravação e transmissão de áudio, moldando o mundo moderno em que vivemos.
Referência:
READ, Oliver. (1991). Emile Berliner e o nascimento da indústria fonográfica. Londres: O Conselho da Biblioteca Britânica, 1991.