Aprendendo a somar na caixa de Pizza

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaAuxilia no reconhecimento dos números de maneira concreta, na aprendizagem de pequenas adições e ainda pode ser utilizado por crianças com transtorno do Espectro Autista (TEA) devido a sua ludicidade.
-
infoCódigo BNCC(EF01MA01) Utilizar números naturais como indicador de quantidade ou de ordem em diferentes situações cotidianas e reconhecer situações em que os números não indicam contagem nem ordem, mas sim código de identificação.
(EF01MA02) Contar de maneira exata ou aproximada, utilizando diferentes estratégias como o pareamento e outros agrupamentos.
(EF01MA03) Estimar e comparar quantidades de objetos de dois conjuntos (em torno de 20 elementos), por estimativa e/ou por correspondência (um a um, dois a dois) para indicar “tem mais”, “tem menos” ou “tem a mesma quantidade”.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?Primeiro os dados são jogados, depois os números são identificados nas tampinhas e colocados nos lugares "vazios". Para somar utilizamos os dedinhos e colocamos o resultado encaixando a tampinha após o sinal de igual.
-
starCuriosidadesEsse jogo foi criado por uma mãe que usou a sua criatividade para ajudar o seu filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Valquíria de Sousa enfrentou a falta de recursos financeiros e sem vias para comprar jogos pedagógicos, demonstrou grande criatividade ao criar joguinhos utilizando materiais simples como caixas de sapatos e pizza. Utilizando caixas de sapatos e de pizza, Valquíria criou vários joguinhos para o pequeno. Tem tudo o que é tipo de brincadeira: jogo de formar palavra, de somar os números, de contar as dezenas e muito mais. E toda essa criatividade foi compartilhada no Instagram da página Grupo Autismo Tratável, uma rede de apoio à pais de autistas com quase 70 mil seguidores, que viralizaram, tendo como reconhecimento a exaltação de centenas de internautas, que aprovaram a criatividade da mãe e a qualidade dos joguinhos, feitos com tinta guache, canetão e outros materiais caseiros de fácil manipulação.
Referência:
Clube do Canvas. 25 de abril de 2020. https://clubedocanvasoficial.wordpress.com/2020/04/25/mae-caixa-pizza-jogos-filho-autista/. Consulta em 22 abr. 2024.