Pong Hau K'i ou Ferradura

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Estimula a atenção, a estratégia, a memória e o raciocínio lógico.
  • infoCódigo BNCC
    (EF67EF05) Planejar e utilizar estratégias para solucionar os desafios técnicos e táticos, tanto nos esportes de marca, precisão, invasão e técnico-combinatórios como nas modalidades esportivas escolhidas para praticar de forma específica.

    (EF35EF01) Experimentar e fruir brincadeiras e jogos populares do Brasil e do mundo, incluindo aqueles de matriz indígena e africana, e recriá-los, valorizando a importância desse patrimônio histórico-cultural.

    (EF12EF03) Planejar e utilizar estratégias para resolver desafios de brincadeiras e jogos populares do contexto comunitário e regional, com base no reconhecimento das características dessas práticas.

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Idade escolar 1
  • sports_kabaddiComo Brincar ?
    Para desenhar o tabuleiro faça um X conecte três lados deixando o lado de cima sem conectar e faça um ponto em cada umas das intersecções do desenho. Use dois objetos iguais para cada participante, como por exemplo tampinha de garrafa, botões ou mesmo um pedaço de papel colorido. Coloque duas peças nas duas extremidades superiores e as outras duas nas inferiores, ficando a casa do meio desocupada. Sorteie ou escolham quem começará a partida, e mova a peça um a cada vez na intenção de bloquear o adversário e tentar não deixar ser bloqueado. Não pode pular a peça do adversário e assim que não haja nenhuma casa vaga adjacente para o adversário andar, termina o jogo.
  • starCuriosidades
    É considerado um dos jogos de tabuleiro mais fáceis de confeccionar e jogar. Originário na China antiga com suas raízes remontando a Catão, é reconhecido por muitos no Brasil como o 'jogo da velha chinês'.

    Referências bibliográficas:

    Bell, RC. Jogos de tabuleiro e de mesa de muitas civilizações. Editora: Publicações Dover. Nova York, 1979.

    Parlett, D. A história dos jogos de tabuleiro de Oxford. Editora: Imprensa da Universidade de Oxford. Oxford, 1999.