-
Na brincadeira com o maraca, as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação e a de capacidade de socialização.
-
(EF15AR14) Perceber e explorar os elementos constitutivos da música (altura, intensidade, timbre, melodia, ritmo etc.), por meio de jogos, brincadeiras, canções e práticas diversas de composição/criação, execução e apreciação musical.
-
Cantinho da Arte
Cantinho da Cultura
-
Crianças bem pequenas
Idade escolar 1
-
O instrumento deve ser posicionado para cima, na altura do peito e tocado levemente na outra mão, marcando melhor o ritmo da batida.
-
Originando-se do tupi mbara-ká (BODIN, 1978), o maracá está presente em diver- sas manifestações culturais brasileiras, como o carimbó, e em cerimônias de religiões afro-brasileiras que receberam influências indígenas, como o candomblé de caboclo.
A maraca, maracá, bapo, maracaxá ou xuatê é um idiofone de agitamento, constituído por uma bola, que pode ser de cartão, plástico ou cabaça, contendo sementes secas, grãos, arroz ou areia grossa. Dependendo dos materiais usados, podem produzir sons como o de lixar ou o de arranhar, quando tocadas. Wikipédia.
Sugerimos que você proponha aos seus alunos uma atividade de construção de maracás, para depois tocá-los acompanhando alguma música indígena ou africana.
-