Fantoches de feltro

-
import_contactsIntencionalidade Pedagógica
Recurso pedagógico indicado para desenvolver atividades criativas, coletivas ou individuais. Contribui para o desenvolvimento intelectual, psicológico e físico. Estimula a imaginação, a criatividade, as emoções, a linguagem oral e visual, a coordenação motora e a sociabilidade. Ao entreter, envolver, movimentar, criar, ouvir ou contar histórias a criança amplia seu repertório sobre vários aspectos.
-
infoCódigo BNCC
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI02EF06) Criar e contar histórias oralmente, com base em imagens ou temas sugeridos.
(EI02EO07) Resolver conflitos nas interações e brincadeiras, com a orientação de um adulto.
(EI03EF01) Expressar ideias, desejos e sentimentos sobre suas vivências, por meio da linguagem oral e escrita (escrita espontânea), de fotos, desenhos e outras formas de expressão.
(EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.
(EI03TS02) Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos, olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança, teatro e música.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da ArteCantinho da CulturaCantinho da LeituraCantinho do Faz de Conta
-
child_careFaixa EtáriaBebêsCrianças bem pequenasCrianças pequenas (pré-escolar)
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
Os fantoches de feltro são materiais de tecido com o formato de seres ou coisas que lembrem um ser humano, um animal, um objeto, ou uma criatura inventada. É encaixado na(s) mão(s) e movido ou manipulado pelos próprios dedos, mãos ou fios para representar um personagem ou um papel numa história. É possível criar fantoches utilizando materiais diversos (sucatas/materiais recicláveis, tecidos, meias, etc.) e depois usá-los para contar histórias, fazer teatro e brincadeiras, bem como para ensinar algo ou deixar o brincar livre. No mais, fazer fantoches de meias é uma maneira bem legal para usar meias velhas e inventar personagens para contar histórias. Dica: Uma atividade adequada para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e também para mães, pais e responsáveis fazerem com as crianças durante as férias.
-
starCuriosidades
“Em nossos dias, utilizamos os fantoches para entreter e educar as crianças, em casa ou na escola, pois o desenvolvimento da criança melhora muito se ela for estimulada. Tudo que a rodeia, o que ela vê, toca e ouve são importantes. Para Ladeira e Caldas (1989, p.12) "De início, deve-se deixar a criança manusear os bonecos a seu bel-prazer". Isso fará com que ela, aos poucos, vá descobrindo todo o potencial daquele boneco. Segundo Scheel (2012) crianças são crianças, não importando a sua cultura, e os fantoches são importantes para o seu desenvolvimento emocional. Ao brincar com fantoches elas conseguem tomar decisões. Os fantoches não julgam, não criticam e não exigem, eles estão ali, esperando que alguém lhe dê a vida. São ótimos terapeutas, tanto no palco ou sendo manipulados, não precisam de manuais explicativos de como usá-los, não dependem de idioma e são ótimas ferramentas para expressar as emoções. Quando a criança já consegue manusear sozinha o fantoche, muitas vezes ela o usa como forma simbólica de comunicação, ela consegue falar através dele, demonstrar seus medos, anseios a sua timidez, pois não está falando por ela, e sim por seu fantoche. O teatro de fantoches também colabora com o desenvolvimento dos movimentos, da coordenação motora, da percepção, da narrativa, dos seus vários timbres de voz e favorece a interação com meio em que a criança se encontra. (MAJARON, 2012). Para Majaron (2012, p.14, tradução nossa2 ) "Criar um fantoche é um agir, apoiando a autoestima de uma criança". Conforme o autor, usar o fantoche ajuda muito a comunicação verbal, a criança cria diálogos novos para uma história já conhecida, acrescenta novos personagens e desfechos, assim como produz variadas modulações de voz para cada um dos diferentes personagens. Um fantoche pode recitar poemas, aprender a falar outros idiomas e pode simplesmente ouvir o outro falar. Ainda segundo Majaron (2012), adicionar os fantoches nos primeiros anos escolares diminui muito o estresse das crianças, tornando esta nova fase da vida mais suave. Os educadores com criatividade podem ensinar o alfabeto, os números, matemática, história... enfim, tudo é possível interagindo com os fantoches. Eles são de grande ajuda para aquelas crianças que ainda não conseguem compreender o significado de certas palavras, pois os gestos do fantoche podem facilitar o entendimento.”
Referência: http://hdl.handle.net/10183/235231 – Consulta em 04/01/2024. -
movieFaça você mesmo