Barraca de bolinhas
-
import_contactsIntencionalidade Pedagógica
Brinquedo voltado para atividades sensório-motoras.
Promove o desenvolvimento psicomotor. Estimula interação social, percepção visual e espacial, coordenação motora, força, equílibrio, criatividade e imaginação. Ajuda organizar conceitos importantes como formas, distância,dentro/fora, cima/baixo, quantidade/ contagem, etc.
-
infoCódigo BNCC
(EI01EO03) Interagir com crianças da mesma faixa etária e adultos ao explorar espaços, materiais, objetos, brinquedos.
(EI02EO03) Compartilhar os objetos e os espaços com crianças da mesma faixa etária e adultos.
(EI03EO03) Ampliar as relações interpessoais, desenvolvendo atitudes de participação e cooperação.
(EI01EO06) Interagir com outras crianças da mesma faixa etária e adultos, adaptando-se ao convívio social.
(EI02EO06) Respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras.
(EI03EO06) Manifestar interesse e respeito por diferentes culturas e modos de vida.e.
-
chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças bem pequenas
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
As bolinhas oferecem um aconchego e sensação de segurança e dá muitas possibilidades. Elas brincam de mergulhar e voltar das bolas que é uma forma de brincar de esconde-esconde. As atividades com bolas promovem momentos de descobertas incríveis que são muito importantes para crianças menores.
-
starCuriosidades
Por cerca de 50 anos, as piscinas de bolinhas têm sido uma das principais brincadeiras infantis, ao redor do mundo. Seja em um parque de diversões, em uma feira, ou ainda, em um restaurante, eles estão sempre presentes. De fato, todas as crianças, que já brincaram na piscina, devem agradecer a um único homem, o inglês, conhecido como Eric McMillan. Na infância, McMillan passou por dificuldades. Sendo, inclusive, obrigado a trabalhar desde pequeno. Assim, ele cresceu e se tornou o líder mundial de centros de recreação infantil. Depois disso, McMillan teve a ideia do brinquedo, ao olhar para um pote de cebolas em conserva na cozinha. “Havia um pote de cebolas e estávamos dizendo: uau, imagine só se você pudesse rastejar por elas? E então, decidimos que tetaríamos fazer aquilo”, disse McMillan. Primeiro, eles criaram uma piscina com 40.000 bolas. E claro, “as pessoas ficaram loucas por isso. Graças a Deus, por essas cebolas”, completou McMillan. Depois de ter criado o brinquedo e outras atrações, McMillan transformou “Ontario Place”, em um laboratório para sua ideias. Mas para além disso, o local se tornou o primeiro parque aquático conhecido no mundo. Em seguida, com o sucesso do parque, Eric se mudou para o Canadá, na década de 1970. No Canadá, ele continuou a trabalhar em várias piscinas de bolinhas para clientes. Em seguida, a criação foi ganhando força e surgindo em outros país. Seja no Canadá, Estados Unidos e Reino Unidos, Eric McMillan é o principal designer da brincadeira. “O jogo derruba todos os tipos de barreiras”, disse McMillan. De fato, “crianças são muito mais abertas. Com isso, você pode achar o que as afeta”. Mesmo com o sucesso do seu trabalho, somente ao se mudar para Londres que sua carreira realmente decolaria. Contudo, a trajetória até esse momento não foi nenhum pouco fácil. Na sua infância, Eric não tinha nenhum “parque de diversões”. De fato, seu brinquedos eram os prédios e fábricas bombardeados pelos alemães. No entanto, o desenho foi que abrir as portas na sua vida. E na escola de arte, ele teve a oportunidade de projetar grandes espaços para salas de exposições. Atualmente, Eric McMillan deixou tudo que era relacionada à sua infância no pós-guerra. Agora, ele vive em uma cabana em Ottwa com sua esposa Rose. Contudo, ele decidiu não retornar ao país de origem. Mas apesar de tudo, ainda é próximo de seus pais. Além disso, ele ainda insiste para que seu pai venha visitar sua casa. (in: fatos desconhecidos)