-
Conhecer as letras do alfabeto; Compreender que para aprender a escrever é preciso refletir sobre os sons e não apenas sobre o significado das palavras; Desenvolver a consciência fonológica, por meio da exploração dos sons das palavras; Trabalhar com alfabeto móvel; Comparar as palavras quanto as semelhanças e diferenças sonoras; Compreender que se trocarmos uma letra transformamos uma palavra em outra palavra; Identificar a sílaba como unidade fonológica; Desenvolver correspondência gramofônica; Desenvolver competências e habilidades para expor ideias próprias, bem como perceber a importância da socialização do conhecimento.
-
(EF01LP09)Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais (EF01LP10) Nomear as letras do alfabeto e recitá-lo na ordem das letras
-
Cantinho dos Jogos
-
Crianças pequenas (pré-escolar)
-
Com o manuseio de letras móveis, os alunos têm a oportunidade de criar hipóteses sobre a escrita, e consequentemente, sobre a leitura; movendo, adicionando ou retirando letras para a formação de palavras, além de diferenciar as vogais das consoantes.
-
A maioria das crianças começa a reconhecer algumas letras entre as idades de 2 e 3 anos, e por volta dos 5 anos já consegue identificar praticamente o alfabeto completo. Isso significa que é possível começar a ensinar o alfabeto desde cedo, por volta dos 2 anos, mas não se deve exigir da criança o domínio completo por algum tempo.
-