Quebra-cabeças de 4 peças

  • import_contactsIntencionalidade Pedagógica
    Brinquedo voltado para o desenvolvimento cognitivo e motor, estimulando o raciocínio lógico, a coordenação motora fina e a percepção visual. Também promove a paciência, a socialização e a resolução de problemas, podendo ser utilizado para reforçar conteúdos pedagógicos de forma lúdica.
  • infoCódigo BNCC
    (EI02TS02) Utilizar materiais variados com possibilidades de manipulação (argila, massa de modelar), explorando cores, texturas, superfícies, planos, formas e volumes ao criar objetos tridimensionais.

    (EI02ET05)Classificar objetos, considerando determinado atributo (tamanho, peso, cor, forma etc.).

  • chrome_reader_modePlanejando Cantinhos
    Cantinho dos Jogos
  • child_careFaixa Etária
    Crianças bem pequenas
  • sports_kabaddiComo Brincar ?

    Inicialmente mostrar o quebra-cabeça montado, para que a criança veja qual imagem deverá formar ao unir a a peças; Pedir que a criança retire as peças do suporte - elas possuem pinos para facilitar a retirada do puzzle e treinar o movimento de pinça; Embaralhar a peças e deixar que a criança tente forma a imagem mostrada inicialmente.

  • starCuriosidades

    Baseado em evidências acredita-se que o quebra-cabeça foi criado por volta de 1760, em Londres, pelo inglês John Spilsbury. Ele fez o primeiro quebra-cabeça usando madeira e o desenho de mapas, para ser usado como material didático e auxiliar nas aulas de geografia, como um atlas interativo. Os primeiros exemplares eram o mapa da Inglaterra, onde cada região era uma peça, ou do mundo, onde cada continente era uma peça. Pelo modo como foi feito recebeu o nome de "jigsaw puzzle" pelos ingleses. Passados dois séculos e meio, o produto que inicialmente era produzido por artesãos e pouco acessível, a partir da revolução industrial inovou, ganhou novos materiais, desenhos diversificados, milhares de peças e até a versão na forma vertical, tornando-se mais acessível e popularizando-se como forma de lazer. Sendo utilizado por reféns, e também para ajudar as pessoas a superarem uma das piores crises econômicas mundiais de toda a história, a depressão de 1929.