Teatro de Fantoches

-
import_contactsIntencionalidade Pedagógica
Material voltado para a expressão teatral de encenações através de fantoches, marionetes ou boneco(a)s. Desenvolve a criatividade, a imaginação, o faz de conta, desperta a curiosidade e trabalha a socialização.
-
infoCódigo BNCC
(EI03CG01) Criar com o corpo formas diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho da Leitura
-
child_careFaixa EtáriaCrianças pequenas (pré-escolar)
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
É o brincar livre ou pode ser conduzido através de contações de histórias ou encenações realizadas com fantoches, marionetes ou boneco(a)s. Ademais, com atividades que envolvem e se relacionam com o palco, o cenário e as cortinas para criar uma representação teatral.
-
starCuriosidades
O teatro de fantoches é utilizado como uma estratégia para a aprendizagem na educação infantil.
"A magia do teatro de bonecos remonta há tempos primitivos, desde a pré-história, e vem encantando crianças e adultos como uma das mais antigas formas de diversão. Sua origem e tradição nascem no antigo Oriente, precisamente nos países da China, Índia, Indonésia e Java. Com a expansão marítima do comércio no Ocidente, essa técnica aos poucos foi sendo disseminada pela Europa por meio dos negociantes. Inclusive no período clássico esses bonecos, representando a figura humana, eram bastante utilizados como ferramenta de doutrinação religiosa. Por volta do século XVI, com o descobrimento da América e a expansão colonial, esse gênero do teatro utilizado por portugueses colonizadores, tanto com objetivos de diversão quanto religioso, é fator de grande contribuição para expansão do teatro de bonecos em todo continente americano."
Referência: https://bdm.unb.br/handle/10483/4526 - consulta em 29/12/2023.