Discos de frações

-
import_contactsIntencionalidade PedagógicaOs Discos de Frações estimulam habilidades físicas, motoras e cognitivas, como a atenção, a concentração, a memória e a percepção visual. Ao manipular as peças, a criança consegue visualizar de forma concreta a representação das frações, o que facilita a compreensão das quantidades e fortalece o raciocínio lógico. O material também possibilita comparações entre frações, diferencia números inteiros, mistos e fracionários e favorece a prática de análise e síntese. Dessa forma, amplia as conexões entre a matemática abstrata e a experiência prática, tornando a aprendizagem mais significativa.
-
infoCódigo BNCC(EF04MA09): Reconhecer as frações unitárias mais usuais (1/2, 1/3, 1/4, 1/5, 1/10) como partes de um todo, por meio da visualização e manipulação de material concreto.
(EF05MA03): Identificar e representar frações (unidade fracionária, frações próprias, impróprias e aparentes) e suas equivalências, por meio de materiais manipuláveis ou recursos tecnológicos.
(EF05MA04) Identificar frações equivalentes.
(EF05MA05) Comparar e ordenar números racionais positivos (representações fracionária e decimal), relacionando-os a pontos na reta numérica.
-
chrome_reader_modePlanejando CantinhosCantinho dos Jogos
-
child_careFaixa EtáriaCrianças pequenas (pré-escolar)Idade escolar 1
-
sports_kabaddiComo Brincar ?
Trata-se de um jogo educativo, que pode ser utilizado por um participante ou mais, ao mesmo tempo. Ele composto por um estojo e 36 peças círculos/discos de madeira, coloridas, com 15,5 cm de tamanho, divididos em pedaços iguais contendo a identificação fracionária. O disco de frações serve para auxiliar na compreensão de estudos envolvendo frações. Entender a ideia de parte e todo, bem como, aplicações em frações equivalentes, comparação de frações, adição, subtração, multiplicação, divisão, fração de fração, divisão de uma fração em partes iguais e proporcionais, cálculo de frações de um número natural, adição e subtração de frações, etc. As Frações Circulares (Disco de Frações) também se enquadram na metodologia Montessoriana, auxiliando o desenvolvimento da noção de quantidades, constância de percepção (forma, tamanho, cor), atenção, memória, concentração, cálculos, percepção visual, comparação e análise-síntese.
-
starCuriosidades
Os números fracionários surgiram no Egito para solucionar o problema da medição das terras. Os egípcios criaram um novo número, que era representado com o uso de frações. Entendida por eles somente como uma unidade, portanto, utilizavam apenas frações unitárias (com numerador igual a 1), que era feita colocando um sinal oval sobre o denominador. No Sistema de Numeração usado pelos egípcios os símbolos se repetiam com muita frequência, tornando os cálculos com números fracionários muito complicados. Com a criação do Sistema de Numeração Decimal, pelos hindus, o trabalho com as frações tornou-se mais simples, e a sua representação passou a ser expressa pela razão de dois números naturais. Saiba mais sobre frações em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/matematica/os-numeros-fracionarios-no-ensino-fundamental-historia-aplicacao.htm#indice_6
-
movieFaça você mesmoDiscos de frações